Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Cidades

02/11/2017 - 11:55 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Céu nublado marca Dia de Finados em Araçuai

Cemitérios receberam centenas de pessoas

Foto: Gazeta de Araçuai Céu nublado marca Dia de Finados em Araçuai
Movimento maior foi no cemitério Vale do Descanso

 

 

O céu nublado e a grande movimentação próxima aos cemitérios, marcaram a manhã do Dia de Finados em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha,(MG). Centenas de pessoas, levaram velas e flores para prestar homenagens a amigos e familiares e também para. homenagear e lembrar dos seus entes queridos.

 

 

Pela manhã, o movimento foi maior no Cemitério Vale do Descanso, no bairro Canoeiros.

 

 

Data movimentou comércio de velas e flores em frente aos cemitérios.

 

 

Muita gente aproveitou a data para fazer vendas. A maior saída foi a de flores sintéticas. “O preço ajuda . Um vaso pode sair a partir de R$10”, disse a florista Francilane Pereira Santana, dona de uma loja de flores.

 

 

Duas mulheres limpavam a sujeira da Capelinha do antigo cemitério,Funerária montou stand para distribuir chá, cafezinho, biscoitos e fazer panfletagem

Uma funerária aproveitou para montar um stand na porta do Vale do Descanso para oferecer cafezinho, chá e biscoitos para os visitantes. O agente funerário, Cleberson Costa, de 37 anos, fazia panfletagem com mensagem biblíca. “ Estamos aqui desde as 7 da manhã”, afirmou.

 

 

 

 

No antigo cemitério municipal, visitantes reclamam da falta de conservação.

 

 

 

No antigo cemitério municipal, na parte baixa da cidade, o movimento foi normal. O local está desativado há mais de 15 anos, mas muita gente sepulta seus entes queridos em jazigos da família. No entanto, muitos túmulos estão estragados e a conservação é precária.  Duas aposentadas limpavam a sujeira da capelinha. “ A prefeitura deveria conservar mais; pelo menos na data de hoje, isso aqui deveria estar limpo”, reclamavam.

 

 

 

 

 

 

Branco predomina nos túmulos do Cemitério do Rosário

No cemitério do Rosário; a conservação é impecável e fica por conta da Irmandade dos Homens Pretos do Rosário. Ali, uma curiosidade pode ser observada logo na entrada. Quase todos os túmulos são brancos, o que dá uma sensação ainda maior de paz e descanso.

 

 

O cemitério é pequeno e fica ao lado da centenária igreja do Rosário, construída pelos escravos. A maioria dos que ali estão sepultados é de membros da Irmandade. Os túmulos mais visitados são de Frei Rogato e Padre Nicanor.

 

Sérgio Vasconcelos

Repórter