Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Cidades

30/11/2017 - 11:56 - Fonte: Selo Unicef

Ciclo de Capacitação do Selo Unicef vai reunir representantes de 39 municípios em Itaobim

A atual edição foi lançada em maio e cerca de 1.900 municípios de 18 estados se inscreveram até o início de setembro

Foto: arquivo Ciclo de Capacitação do Selo Unicef vai reunir representantes de 39 municípios em Itaobim
A agenda inclui ainda apresentação da situação da infância e adolescência no Semiárido

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove entre os dias 4 e 7 de dezembro o 1º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF – Edição 2017-2020 para os municípios de Minas Gerais. Equipes do UNICEF e parceiros estarão reunidos em Itaobim e Montes Claros – os dois municípios-polo – com representantes dos 111 municípios mineiros participantes desta edição do Selo UNICEF.

 

 

 

Para a coordenadora do UNICEF para Bahia, Sergipe e Minas Gerais, Helena Oliveira, “a participação dos municípios nos encontros de capacitação é fundamental para que eles possam compartilhar conhecimento e experiências, não apenas com o UNICEF, mas, sobretudo, uns com os outros. Neste primeiro encontro, sobre a metodologia desta edição, essa troca é ainda mais importante, pois os desafios para implementar políticas públicas eficazes voltadas às crianças e adolescentes muitas vezes são similares entre os municípios ali reunidos, e todos podem aprender juntos”.

 

 

 

Serão 39 municípios no polo de Itaobim, no dia 4 de dezembro, e 72 em Montes Claros, nos dias 6 e 7 de dezembro, com a participação de representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e dos profissionais indicados por cada município como Articulador(a), que é uma referência na gestão de políticas públicas para a infância e a adolescência, e Mobilizador(a) de Adolescentes e Jovens, um agente público vinculado à gestão municipal que é responsável por apoiar os integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), articulando suas ações com as diversas instituições no município.

 

 

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas - o que os municípios precisam realizar- e Indicadores de Impacto Social - os resultados que os municípios precisam melhorar - relacionados aos direitos à saúde, à educação, à proteção e à participação social de crianças e adolescentes. Os municípios certificados pelo Selo UNICEF passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo UNICEF por seus avanços em favor da infância e adolescência.

 

 

 

A atual edição foi lançada em maio e cerca de 1.900 municípios de 18 estados se inscreveram até o início de setembro. Agora, este primeiro encontro dá início à fase de implementação, com a apresentação da metodologia que será utilizada, do caminho a ser percorrido pelos municípios participantes em direção à certificação. A agenda inclui ainda apresentação da situação da infância e adolescência no Semiárido, o processo de monitoramento de indicadores sociais e a forma como os municípios participantes serão avaliados, além de sessão de debates e espaço para dúvidas.

 

 

 

Agenda:

 

 

4/12 – Itaobim (Com representantes de 39 municípios)

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Itaobim

Endereço: Rua do Prédio, 132, Centro

Horário:8:30h às 17h

 

 

6/12 e 7/12 – Montes Claros (Com representantes de 72 municípios)

Local: Amams – Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene

Endereço: Av. Maj. Alexandre Rodrigues, 416 - Ibituruna, Montes Claros

Horário: 8:30h às 17h

 

 

O Selo UNICEF

 

 

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).