14/03/2024 às 23h13min - Atualizada em 14/03/2024 às 23h13min

Manifestações de apoio ao desenvolvimento do Vale dão boas-vindas esperançosas a comitiva do Governo Federal


 
Nos dias 13 e 14 de março, as comunidades e prefeituras de Araçuaí e Itinga foram visitadas pelo grupo de trabalho da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Presidência da República.

A intenção do grupo é dar início às atividades de nova rodada de escuta do território pelo Governo Federal para embasar novas políticas públicas na região e maior acesso a equipamentos sociais de educação e saúde para o Vale do Jequitinhonha.

A atuação das empresas de prospecção e beneficiamento de lítio sem barragem de rejeitos e zero carbono vem pautando debates sobre a relevância do Brasil na transição energética mundial e trazendo novas atenções para o Vale.



A maior produtora do país opera na região.

A Sigma Lithium é companhia reconhecida mundialmente por sua sustentabilidade socioambiental e colocação do seu “lítio verde” no mercado global. Considerada uma das maiores empregadoras do médio Jequitinhonha, além dos mil empregos diretos e treze mil indiretos, a empresa é hoje uma referência no microempreendedorismo feminino com iniciativas como o Fundo Dona de Mim, com aproximadamente 1700 mulheres já beneficiadas e outras 8300 que serão alcançadas ainda nesta fase nos municípios de Araçuaí e Itinga. Dentre as ações contra a seca, foram doadas 3000 caixas d’água para as famílias bem como foram realizadas 1400 das 2000 estruturas de irrigação para agricultura familiar.

Segundo a empresa, em sua atuação de amplo diálogo com o Poder Público, suas lideranças já estiveram com oito dos Ministérios que compõem o grupo de trabalho do Governo Federal, apresentando sua operação de indústria verde do lítio, que hoje já é a maior do Brasil e a única zero carbono no mercado global.  “O Presidente Lula veio ao Vale lançar o Fome Zero em 2003, agora a intenção dessa iniciativa incrível multi ministerial foi testemunhar o desenvolvimento social e ecônomico sustentável ocorrido e ouvir o território. Há muitos relatos de esperança e também demandas de prosperidade. O governo mostrou-se ágil em sua coordenação transversal para atender as expectativas do Vale do Jequitinhonha sobre o desenvolvimento”, disse Ligia Pinto, Vice-Presidente de Relações Governamentais.

Durante a visita do governo, apoiadores da atuação da Sigma Lithium, mulheres beneficiadas pelo programa Dona de Mim e 170 de seus colaboradores realizaram uma manifestação de apoio às atividades da empresa, levantando cartazes sobre  todas as conquistas advindas dos investimentos realizados ao longo dos últimos anos.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp