Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Cidades

06/01/2017 - 11:17 - Fonte: Aconteceu no Vale

Afluente do Rio Jequitinhonha é contaminado após acidente com carreta na BR-116

O acidente aconteceu na tarde de quarta-feira(3) , em uma curva no trecho entre Padre Paraíso e Ponto dos Volantes.

Foto: Divulgação Afluente do Rio Jequitinhonha é contaminado após acidente com carreta na BR-116
Com o acidente uma grande espuma se formou sobre o leito do rio São João

A Prefeitura Municipal de Ponto dos Volantes, no Vale do Jequitinhonha (MG), emitiu nota nesta quinta-feira (4) para alertar sobre a contaminação do Rio São João, após acidente com carreta que transportava produtos químicos na rodovia BR-116. Parte da carga atingiu o curso d’água, provocando grande quantidade de espuma.

 

O acidente aconteceu na tarde de quarta-feira(3) , em uma curva no trecho entre Padre Paraíso e Ponto dos Volantes. A carreta transportava tecidos, materiais escolares e alguns tambores de álcool e soda cáustica.

 

Com o impacto,  alguns  tambores se romperam e o produto armazenado ficou espalhado no local. Porém, choveu após o acidente e a enxurrada transportou o material tóxico para o leito do Córrego Seco e posteriormente para o Rio São João que corta a cidade.

 

.

Nessa quinta-feira, segundo relatos de moradores, o Rio São João amanheceu com espuma e forte odor.

 

 

Nota da Prefeitura de Ponto dos Volantes

 

 

A Prefeitura Municipal de Ponto dos Volantes, através da Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente, informa e alerta a população, que devido a um acidente na BR-116, que envolveu uma carreta que transportava produtos químicos, levando os mesmos a caírem no Rio São João, que a população não atravesse o rio, ou tome banho, ou molhe plantações e evitem qualquer contato com a água, até que a situação se normalize.

 

A prefeitura está tomando todas as providencias necessárias, já entrou em contato com a Copanor, que já está monitorando a qualidade da água, já acionou a Defesa Civil Municipal, a Polícia Ambiental e a mesma também já acionou a NEA de Minas Gerais (Núcleo de emergência ambiental).

 

Pedimos que todos os moradores, por precaução, façam o racionamento da água. Maiores informações, estaremos transmitindo para a população.

 

Carreta tombou na BR-116, no Vale do Jequitinhonha (Foto: Reprodução/WhatsApp)

 
 

Nota da Copanor

 

Por meio de nota, a Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Copanor) informou que o abastecimento na cidade de Ponto dos Volantes e nas localidades de Fogueteiros, Fonte Nova, Flor de Minas, São João e São José, que pertencem ao município de Itaobim, está sendo feito por meio de caminhões-pipa e por um poço artesiano, localizado em Ponto dos Volantes e ativado nessa quinta.

 

Ainda conforme o comunicado, a previsão é que o serviço seja normalizado, gradativamente, até a noite de segunda-feira (8). “A Companhia segue monitorando o córrego São João, afluente do Rio Jequitinhonha, com a coleta e análise da água, permanentemente”, esclareceu.