Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Cidades

10/01/2017 - 15:14 - Fonte: G-1

Laudo libera abastecimento de água em cidades do Vale do Jequitinhonha, após acidente

Serviço foi suspenso no dia cinco, após carga de produtos químicos vazar no córrego São João; técnico foi ao local e colheu amostra da água, mas nova análise deve ser feita.

Foto: arquivo Laudo libera abastecimento de água em cidades do Vale do Jequitinhonha, após acidente
Ponto dos Volantes foi uma das cidades atingidas

O abastecimento de água em Ponto dos Volantes, Jequitinhonha e Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, foi retomado, segundo comunicado feito pela Copasa na tarde desta terça-feira (9). De acordo com o órgão, o serviço foi reestabelecido no dia anterior, mas a água retorna às casas de forma gradativa e sob monitoramento.

 

 

O serviço foi suspenso no dia cinco de janeiro após um caminhão carregado com produtos químicos cair no córrego São João, afluente do Rio Jequitinhonha. Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informou que um técnico do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) esteve no local e realizou análise das notas fiscais dos produtos, constatando que a carga continha lubrificantes, álcool etílico, querosene, dentre outros produtos.

 

 

 

Ainda de acordo com o técnico, grande parte da carga de 3.500 litros vazou para o córrego, gerando espuma e provocando a mortandade de peixes. No entanto, as primeiras análises da água não acusaram contaminação, embora uma nova análise mais completa deva ser realizada.

 

O comunicado da Semad ainda informou que a empresa especializada contratada pela transportadora foi orientada a realizar diversos procedimentos, tais como reposição de solo e revegetação e monitoramento de saúde da população ribeirinha. O NEA ficará responsável por acompanhar o cumprimento de tais medidas, mas o auto de infração por conta do vazamento ainda não foi realizado.