Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Política

15/01/2018 - 16:30 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Legislativo aprova projeto que implementa Sistema Municipal de Turismo de Araçuai

Caberá a prefeitura municipal atuar, mediante apoio técnico, logístico e financeiro, na consolidação do Sistema de Turismo do Municipio.

Foto: Gazeta de Araçuai Legislativo aprova projeto que implementa Sistema Municipal de Turismo de Araçuai
A tradicional Festa do Rosário dos Homens Pretos é um dos atrativos turísticos de Araçuai

A Câmara Municipal de Araçuai, no Vale do Jequitinhonha, informa que foi aprovada pelos vereadores, a  Lei que prevê a criação de uma política Municipal de Turismo com o objetivo de buscar fontes alternativas de geração de emprego e renda para a população e estabelecer uma política voltada para o fomento do turismo no município.

 

 O Projeto de Lei nº 27/2017,  de autoria do Poder Executivo, foi apreciado e aprovado por unanimidade pelos vereadores e convertido em lei municipal número 416 em 20 de dezembro de 2017.

 

 

Rede hoteleira da cidade é de boa qualidade.

 

A lei dispõe sobre a Política Municipal de Turismo– um conjunto de iniciativas que pretende integrar Araçuai ao roteiro turístico de Minas Gerais.

 

 

Araçuai foi fundada em 21 de setembro de 1871 e possui cerca de 37.220 habitantes

 

O Projeto atribui à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Departamento Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, a tarefa de implementar a Política Municipal de Turismo, assim como promover e divulgar o turismo em Araçuai, nos âmbitos municipal, regional, estadual Além disso, fica a cargo da Secretaria planejar, fomentar, coordenar e fiscalizar atividades turísticas no município.

Igreja da Boa Morte no distrito de Itira, construída pelos escravos.

 

 

Segundo a proposta , a Política Municipal de Turismo tem vários objetivos, dentre eles democratizar o acesso da população local e dos visitantes aos pontos turísticos do municipio envolvendo, para isso, a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada. “Ademais, busca-se o desenvolvimento social e econômico do Município, uma vez que o incentivo ao turismo pretende criar “produtos turísticos”, estimulando, inclusive, novos empreendimentos”, acredita o vereador Carlindo Dourado, presidente da Câmara.

 

 

A tradicional feira do mercado municipal é um dos atrativos turísticos de Araçuai

 

Colégio Nazareth, construido pelas Irmãs Franciscanas da Holanda em 1926, é simbolo de orgulho em Araçuai

 

Sobre o Plano Municipal de Turismo, o projeto de lei define que ele será elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo (Contur) e Departamento Municipal de Esportes, Lazer e Turismo. Ele vai traçar planos e metas, que estabelecerão as ações, que nortearão as atividades turísticas no município.

 

Festa do Rosário mantém tradição secular.

 

Segundo a mensagem e justificativa que acompanharam o Projeto de Lei, Araçuai tem  grande potencial turístico  a ser explorado em favor da população.

 

Araçuai conta com  linha aérea semanal e linhas diárias de transporte terrestre.


 

Fundo Municipal de Turismo

 

 

Missa do Vaqueiro já se tornou uma tradição em Araçuai.

 

Para viabilizar o Plano Municipal de Turismo, o Projeto de Lei, cria o Fundo Municipal do Turismo, que deverá receber recursos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) e nas dotações orçamentárias consignadas no Fundo Municipal de Turismo e através do ICMS Solidário.

 

Além disso, o Fundo poderá contar com doações de pessoas físicas e jurídicas, instituições públicas e privadas, patrocínios, convênios, subvenções e donativos, incluindo bens móveis e imóveis.

 

De acordo com a Lei, o Fundo será também ligado e gerido pela Secretaria Municipal de Cultura,Turismo, Esporte e Lazer e pelo Conselho Municipal de Turismo , e por meio deste Fundo será possível captar e aplicar recursos que vão financiar e apoiar os projetos e as ações previstas pela Política Municipal de Turismo.

 

INICIATIVAS QUE PODEM RECEBER RECURSOS

 

Araçuai possui grupos teatrais que se projetam no cenário cultural brasileiro.

 

Os recursos serão aplicados, conforme o projeto, em: programas de promoção, proteção e recuperação turística; financiamento de estudos e pesquisas voltados para o desenvolvimento turístico municipal; programas de capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos dos serviços de apoio ao turismo; programas de divulgação turística municipal; contratação de mídias anúncios e confecção e distribuição de material e folheteria e, por fim, custeio de eventos do calendário oficial de festas e eventos do Município.

 

 

 

 

.Cidade dispõe de bons restaurantes que atendem a demanda.

 

 

Os prestadores de serviços turísticos, tais como restaurantes, hotéis, organizadores de eventos, e outros relacionados à cadeia produtiva do turismo, serão obrigados a se cadastrarem no Departamento Municipal de Esporte Lazer e Turismo para obterem o certificado correspondente às atividades turísticas exercidas. Eles terão direito ao acesso a programas de apoio e a citação de seus empreendimentos ou estabelecimentos comerciais, em campanhas promocionais.

 

 

 

 

 

APOIO FINANCEIRO

 

Os recursos do Fundo Municipal de Turismo serão aplicados em financiamentos total ou parcial de programas, projetos e serviços de turismo desenvolvidos pela administração municipal.

 

 “ Precisamos buscar fontes alternativas de geração de emprego e renda e o apoio ao turismo pode ser uma saída. Temos aprovados todos os projetos de interesse público enviados a esta casa pelo executivo e este é um deles”, afirmou o vereador Carlindo Dourado, presidente da Câmara Municipal, ao se referir à aprovação do projeto de lei.

 

 

Micareta de Araçuai atrai turistas de várias partes do estado mas em 2017 não foi realizada pela prefeitura.

 

O turismo é um dos setores que mais cresce no país. Araçuai e toda a região do Vale do Jequitinhonha, com suas festas populares, artesanato e as tradições de sua gente, possuem um grande potencial turístico a ser explorado.

 

Com peças espalhadas pelo mundo afora, o artesão Marcinho Barbosa é um dos mais expressivos artesãos de Araçuai

 

 

Entenda

 

Assim como há o Sistema Estadual de Turismo, que tem por missão  promover o desenvolvimento turístico do estado, de forma integrada e articulada com os órgãos que o compõem, os municípios precisam se organizar de modo semelhante. Esse sistema visa implementar e estabelecer os mecanismos de gestão pública das políticas de turismo, promover a economia, o crescimento sociocultural, a preservação ambiental e o desenvolvimento da atividade turística de forma ordenada e sustentável pela coordenação e integração das iniciativas oficiais, como a do setor produtivo que possam atender as metas do Plano Nacional do Turismo vigente.

 

Gazeta de Araçuai