26/03/2024 às 12h55min - Atualizada em 26/03/2024 às 12h55min

Sigma inaugura complexo educacional e esportivo em Itinga

A Sigma Lithium, indústria verde brasileira de produção de concentrado de lítio em Araçuaí e Itinga, no Vale do Jequitinhonha (MG), em parceria com a Prefeitura Municipal de Itinga, inaugurou na última quinta-feira,21 de março, a reforma e ampliação da Escola Municipal Nuno Murta, na comunidade rural de Piauí Poço Dantas, em Itinga. A iniciativa faz parte final do projeto de Complexo Educacional e Esportivo projetado na localidade.

As melhorias na escola multisseriada, com aproximadamente 30 alunos em processo de alfabetização e com idade entre 5 e 11 anos, foram feitas a partir de uma proposta realizada nas reuniões entre a comunidade e a Sigma Lithium. “Desde o início, mantemos diálogo permanente e aberto com as comunidades. O que fizemos nessa escola é fruto da proximidade que temos para debater temas de interesse de todos”, afirma Ana Cabral, CEO( Presidente)  da Sigma Lithium.



Um comitê formado por mães e responsáveis acompanhou o processo e aprovou o projeto proposto pela empresa responsável pela reestruturação da quadra esportiva da comunidade, que em dezembro do ano passado ganhou cobertura, revitalização e nova pintura, ficando mais segura para as crianças.


Já a reforma da Escola Municipal Nuno Murta abrange duas salas de aula e a construção de outras duas novas, sala de diretoria, cozinha, áreas para os alunos lancharem e brincarem durante o intervalo escolar, ampliação dos banheiros, rampa de acessibilidade e biblioteca, além de novas cores que deixam os ambientes mais lúdicos e inspiradores.



“Nós, pais e responsáveis, sabemos da importância de um ambiente escolar saudável e seguro para a educação e o aprendizado das crianças. É gratificante poder contribuir com ideias e estar em um processo que contou com a participação de todos”, conta Valquiria Gomes dos Santos, integrante do comitê de pais e responsáveis e mãe de uma aluna de 6 anos. “O programa de diálogo é construído de forma participativa. Convidamos a comunidade a participar desses momentos de escuta, conversas e apresentação sobre melhorias e projetos”, complementa Ana Cabral. 









Dentro da programação, as crianças e os presentes, contaram com uma palestra da professora,Camilla Pontual , mestre em Desenvolvimento Territorial Sustentável pela Universidade de Paris I - Sorbonne, com  formação em Relações Internacionais e Economia. Atualmente, é Gerente do Programa Climático no Climate Hub do Columbia Global Center. Vice-Coordenadora de Internacional e Cooperação da Cidade do Rio de Janeiro. Ela interagiu com as crianças, falando sobre as mudanças climáticas do Planeta.

Além de autoridades civis e militares, a  solenidade foi prestigiada também, pela Vice-reitora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Flaviana Tavares Vieira (UFVJM). Ela é Docente do curso de Engenharia Química do Instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM, campus Diamantina.

Sustentabilidade ambiental e social

Dedicada a alimentar a próxima geração de veículos elétricos com concentrado de lítio, a Sigma Lithium é a única empresa a produzir o Lítio Verde Quíntuplo Zero: zero carbono,zero rejeitos e zero uso de químicos nocivos, zero utilização de água potável e zero uso de energia a carvão.

A planta greentech da empresa é o primeiro projeto de lítio do mundo sem barragem de rejeitos, empilhando-os a seco e sem adição de químicos nocivos para o processamento do lítio. Com alta eficiência hídrica, preserva 100% da fonte de água potável do ribeirão Piauí para as comunidades, usando de maneira recirculada a água da qual ela mesma trata. A energia também é 100% limpa e renovável.


A empresa também apoia ações sociais no Vale do Jequitinhonha, como o Programa Dona de Mim. Com a meta de atingir 10 mil beneficiadas, a iniciativa ajuda as pequenas empreendedoras a alavancar seus negócios com o auxílio do microcrédito de R$ 2 mil por dois anos, com empréstimos a juros de 0,5% ao mês e carência de seis meses para começar a pagar, oferecendo orientação presencial e plataforma de cursos online de capacitação.

O Programa Seca Zero viabiliza a mitigação dos efeitos da seca para os pequenos agricultores de Araçuaí e Itinga por meio da construção de 2 mil reservatórios de captura de água da chuva para as plantações, beneficiando cerca de 10 mil pessoas. Por meio do Água para Todos, a empresa se comprometeu a doar 3 mil caixas d'água para moradores das comunidades vizinhas das operações.

A Sigma Lithium prioriza a contratação de mão de obra local e, para isso, criou o programa Volta ao Lar, que tem trazido de volta ao Vale do Jequitinhonha pessoas que haviam saído em busca de oportunidades em outras partes do país.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp