05/04/2024 às 17h53min - Atualizada em 05/04/2024 às 17h53min

Coral Araras Grandes, de Araçuaí, completa 27 anos de resistência.

Criado em 1997, o Coral Araras Grandes, de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha (MG)chegou aos 27 anos, completados nesta quinta-feira (04/04). Trata-se de  uma  caminhada de luta e resistência para permanecer exercendo seu ofício. Esta trajetória está presente nos  diversos espetáculos adultos e infantis, produzidos pelo grupo. . Do mesmo modo, a preocupação e consciência de que a arte é instrumento de inclusão social, o levou à realização de projetos culturais envolvendo técnicas vocais, percussão, expressão cênico musical entre outros, desenvolvidos na sede do Coral, no bairro Esplanada.  Os espetáculos do Coral Araras Grandes, são reconhecidos nacionalmente.



Quando completou 20 anos, recebeu a Medalha Inconfidentes, uma das mais altas honrarias concedidas pelo Governo de Minas. 
O Grupo já representou Araçuai em suas apresentações Brasil afora  e vem formando uma plateia cativa graças à qualidade de seus trabalhos. Em 2020 recebeu convites para se apresentar em Lyon (França) e Nova York (EUA), " mas veio a pandemia e as apresentações foram canceladas", conta Luciano Silveira, criador e diretor do Coral.



O  Araras Grandes acredita que sua trajetória na área de pesquisa e sua preocupação em levar espetáculos que busquem reflexões e novas discussões sobre questões de interesse da sociedade é de suma importância.
O Coral  sempre resistiu com a música tradicional do Vale do Jequitinhonha e evidenciando a cultura popular.

"O tempo passa, a tecnologia traz uma série de novidades, ora não se percebe com facilidade o oferecimento desta forma de apresentação musical. Porém a tradição resiste, os guerreiros da arte, contra tudo e contra todos, unidos como nunca, respondem suas presenças, não haverá o fim, pois assim sendo, estaríamos lamentando o desaparecimento de uma nobre forma de expressar através do canto, palavras cifradas por notas musicais" destaca Luciano
.

Sérgio Vasconcelos
Repórter

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp