Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Educação

12/03/2012 - 08:11 - Fonte: Albano Silveira Machado

Comissão decide nesta sexta sedes dos campus da UFVJM no Vale

O CONSU – Conselho Universitário da UFVJM - Universidade Federal dos Vales se reúne, extraordinariamente, nesta sexta-feira, 16.03, em Diamantina, no Campus JK.

O CONSU – Conselho Universitário da UFVJM - Universidade Federal dos Vales  do Jequitinhonha  e Mucuri se reúne, extraordinariamente, nesta sexta-feira, 16 de março, em Diamantina, no Campus JK para decidir quais cidades vão sediar os campus da UFVJM.

 

Após estudos técnicos e geopolíticos de sete cidades candidatas, uma Comissão elaborou um Relatório Técnico e um Parecer Final.


O CONSU – Conselho Universitário da UFVJM, composto por 43 membros, com representantes de professores, técnico-administrativos e estudantes, além de um representante da comunidade do Vale, se reunirá para apreciar os documentos técnicos e votar a sua decisão.



Todos os Conselheiros receberam os documentos, na  segunda-feira, 12.03, e debate com seus representados qual a posição tomar.  A definição será por critérios técnicos de infraestrutura, densidade populacional urbana e regional, densidade educacional, vias de acesso a cidades vizinhas,  e distância de um campus a outro.

 

As cidades candidatas são as seguintes: no Alto Jequitinhonha, disputam Capelinha, Itamarandiba e Minas Novas. No Médio Jequitinhonha, Araçuaí e Itaobim. No Baixo Jequitinhonha, Almenara e Jequitinhonha. Serão três cidades do Vale do Jequitinhonha, sendo uma em cada microrregião.


Os estudos realizados pela Comissão Técnica indicam as diferenças entre uma e outra, apontando claramente para as cidades-polo de cada microrregião.
Todas as cidades tiveram a chance de apresentação de suas propostas, nos meses de dezembro e janeiro.


A Comissão propõe em seu parecer que seja incluída como meta no PDI – Projeto de Desenvolvimento Institucional - 2012 – 2016, além dos três campus no Vale do Jequitinhonha, um quarto campus no Vale do Mucuri, na cidade de Nanuque.


A Comissão constituída pelo Conselho Universitário,  para elaboração de estudo técnico para definição de possíveis locais de implantação dos futuros campi da UFVJM é formada pelos professores Joerley Moreira, professora Rosana Passos Cambraia, T.A. Bruno da Silva Gonçalves, T.A. Marden Inácio Léles, T.A. Wellington Costa Oliveira, Sr. José Nelson Pereira dos Santos e Acadêmico Petrus Alves.


Na reunião do CONSU, de fevereiro, ficou definido pelo Plenário que poderiam ser credenciados até 35 representantes dos municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, sendo um para cada localidade,para participarem desta reunião extraordinária.

 

Somente as Prefeituras Municipais poderiam credenciar. Os assistentes não terão a palavra franqueada. Somente os conselheiros falarão durante a reunião.