Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Política

30/04/2018 - 16:36 - Fonte: tre

TRE estende horário para cadastro eleitoral

Para tirar o título, o eleitor precisa levar documento de identidade original com foto, certidões de nascimento ou de casamento, comprovante de endereço recente e, para os brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino, comprovante de quitação com o serviço militar.

Foto: arquivo TRE estende horário para cadastro eleitoral
O cadastramento eleitoral é obrigatório para todos os cidadãos maiores de 18 anos.

 

Até o dia 9 de maio, prazo final para o cadastramento eleitoral, os eleitores poderão tirar e transferir o título e regularizar a sua situação também aos sábados, domingos e feriados. A Justiça Eleitoral estendeu o horário de funcionamento para facilitar a vida dos eleitores que deixaram para a última hora, e os serviços ficarão disponíveis todos os dias, em vários pontos da cidade.

 


Para tirar dúvidas e dar informações específicas, o Disque-Eleitor (148) também vai funcionar em horário estendido e receberá ligações aos finais de semana e no feriado do dia 1º de maio, das 7h30 às 18h30.

 



Documentação

 


Para tirar o título, o eleitor precisa levar documento de identidade original com foto, certidões de nascimento ou de casamento, comprovante de endereço recente e, para os brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino, comprovante de quitação com o serviço militar. Carteira de habilitação e passaporte não serão aceitos como documento de identificação.

 


Em casos de pedido de transferência do domicílio eleitoral, é necessário procurar o cartório do novo local de residência portando o título, um documento de identidade original com foto e comprovante de residência. Para pedidos de transferência para uma seção de fácil acesso, os documentos necessários são os mesmos.

 

 

Biometria

 


O recadastramento biométrico ainda não será obrigatório em Belo Horizonte para as eleições de 2018. Isso significa que os eleitores que não fizeram a biometria na capital poderão votar normalmente em outubro, desde que estejam com a situação regularizada perante a Justiça Eleitoral. 

 

Já nas cidades de Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia, o cadastramento biométrico é, sim, obrigatório e deverá ser feito até a próxima sexta-feira (9), conforme o TRE.

 

Embora a biometria ainda não seja cobrada na capital, a orientação da Justiça Eleitoral é para que as pessoas façam o procedimento o mais rápido possível, para evitar filas quando o recadastramento se tornar obrigatório.



Quem vota

 


O cadastramento eleitoral é obrigatório para todos os cidadãos maiores de 18 anos. Para analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e idosos com mais de 70 anos, o voto é facultativo.