25/04/2024 às 10h50min - Atualizada em 25/04/2024 às 10h50min

Família de jovem de Coronel Murta que morreu em UPA de BH, denuncia negligência médica.

A família de uma jovem que morreu em uma unidade de saúde de Belo Horizonte denuncia negligência médica, no atendimento dela. O corpo de Mariane Silva Torres, de 26 anos,  foi velado em uma funerária da capital mineira nesta quarta-feira (24). Ela era da cidade de Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha, onde reside seus familiares, mas morava em Belo Horizonte há algum tempo.
 
Segundo parentes, a mulher faleceu na última terça (23/04), enquanto buscava atendimento na UPA Centro-Sul. Ela se queixava de não sentir as pernas e chegou ao local em uma cadeira de rodas, gritando de dor.

Ainda assim, teve o quadro avaliado como "sem prioridade" e recebeu uma "pulseira verde" ao passar pela triagem. Depois de cinco horas aguardando assistência, a jovem teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.




Demora no atendimento

O namorado de Mariane, João Cláudio Coelho, disse que a jovem ficou deitada no chão, agonizando e pedindo socorro, mas só foi atendida porque um paciente revoltado com a situação interveio e chamou o médico. Ela foi medicada para dor e, em seguida, teve uma convulsão.
"Primeira informação é que ela estava tendo uma crise de ansiedade. Tomou remédio na veia e não adiantou, ela estava com dor ainda. Só que nenhum médico vinha dar o parecer do que tinha que fazer-Disse João Cláudio.

Amigos e familiares cobraram explicações da equipe da UPA e registraram um boletim de ocorrência denunciando o caso. Nas redes sociais, outros pacientes confirmaram a demora no atendimento.
 
Boletim de ocorrência

De acordo com registro da Polícia Militar, o médico responsável pelo plantão afirmou que a paciente foi classificada com o selo verde porque "provavelmente não tinha alteração de dados vitais".
Ainda conforme descrito no documento policial, a vítima ficou em observação por um tempo e, ao ser constatado que ela estava sem pulso, foi encaminhada à sala de emergência, onde os profissionais iniciaram as manobras de ressuscitação.

A manobra foi realizada por cerca de uma hora e seis minutos, sem sucesso, e o óbito foi constatado às 18h01min do dia 23 de Abril de 2024. Posteriormente foi utilizado um aparelho de ultrassonografia , que detectou grande quantidade de líquido na região torácica suspeitando de embolia pulmonar", afirmou o médico.

O que diz a prefeitura de Belo Horizonte


a Prefeitura de Belo Horizonte lamentou o ocorrido e disse que a paciente recebeu a assistência necessária enquanto esteve na unidade. Veja nota abaixo:

"A usuária chegou ao local às 13h30 com queixa de dor no peito e nas pernas. Ela passou pela classificação de risco às 13h32 e, por volta das 14h50, foi medicada.
Após estar medicada, e enquanto aguardava a reavaliação da equipe, a jovem teve uma parada cardiorrespiratória e foi imediatamente levada para a sala de emergência. Apesar de todos os esforços e manobras de ressuscitação, realizadas pelos profissionais da UPA por mais de uma hora, ela não resistiu às tentativas de reanimação. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).
A Secretaria Municipal de Saúde se coloca à disposição para todos os esclarecimentos necessários".


Sérgio Vasconcelos(repórter) com G-1

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp