Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Educação

28/06/2018 - 10:22 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Simpósio de enfermagem em Araçuai reúne estudantes e especialistas

Aspectos gerais da profissão foram abordados por professores palestrantes.

Foto: Marconi Fotografias Simpósio de enfermagem em Araçuai reúne estudantes e especialistas
Evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal

 

Cerca de 150 pessoas; entre estudantes e profissionais da área, tutores presenciais do curso de enfermagem da Unopar, participaram na noite de quarta-feira (27) do primeiro Simpósio de Enfermagem, promovido pela Universidade Pitágoras Unopar - Pólo Araçuai;  no Vale do Jequitinhonha (MG). O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal.

 

Com o tema “ Empoderamento do profissional da Enfermagem “, professores da  PUC- Pontificie Universidade Católica de Minas Gerais e da Faculdade de Enfermagem de Itaúna- abordaram questões de interesse da comunidade, tais como saúde mental dos profissionais de enfermagem,  pelo professor de Saúde Mental da Faculdade de Itaúna, Gilberto Gonçalves Lima, pela professora Cássia Evelise, sobre a importância da equipe de enfermagem na atenção primária e professor doutor Júlio César Santana sobre dilemas éticos da enfermagem contemporânea.

 

 

Professor e escritor Júlio César, com  Elzita Flor de Maio, diretora da Unopar, pólo Araçuai

 

“ A enfermagem é uma profissão que lida com a vida e é preciso uma boa formação acadêmica; por isso, eventos como esse, são importantes para os estudantes”; afirmou o professor Júlio César Santana, coordenador do curso de enfermagem da PUC Minas. Ele ainda é autor de 6 livros que abordam problemas da profissão; entre eles, técnica ética e terapia intensiva. Durante o evento em Araçuai, ele autografou seu último livro: Atendimento pré-hospitalar, procedimentos básicos e especializados em enfermagem.

 

 

A professora Cásia Evile falou sobre a importância da equipe de enfermagem na atenção primária.

 

A Unopar oferece desde janeiro de 2017; o curso de enfermagem, com duração de 5 anos. “ O que antes era um sonho hoje é uma realidade” destacou Elzita Flor de Maio, diretora do Polo Araçuai.  São 87 alunos divididos em 3 turmas. “ Eventos como esse servem para os alunos obterem mais conhecimento e motivação para que se mobilizem e se preocupem também com a sáude deles”, afirmou a diretora .

 

 Ela lembrou que o pólo completou 16 anos de existência em Araçuai. “ São muitos os desafios que não nos fazem parar. Precisamos ainda de formar profissionais de várias outras áreas que possam contribuiur com o desenvolvimento regional”, disse Elzita.

 

 

Presidente do Sindicato dos Enfermeiros de MG, Anderson Rodrigues e os professores Gilberto Gonçalves e Júlio César Santana.

 

A UNOPAR expôs peças anatômicas utilizadas nas aulas práticas do laboratório do curso de enfermagem.

 

O evento contou com o patrocínio da Farmácia Indiana e Village Hotel e presenças; além de estudantes e profissionais; do prefeito de Ponto dos Volantes, Leandro Santana e da prefeita de Coronel Murta Dona Fia. A vice-prefeita e secretária municipal de Saúde de Araçuai, Rita Capdeville representou o prefeito de Araçuai. " Os palestrantes, acompanhados pelo presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais, fizeram todo este trabalho de forma gratuita por amor à profissão de enfermagem", destacou Elzita Flor de Maio. O representante da Kroton Educacional, mantenedora da Unopar; Calebe Sousa também prestigiou o evento.

 

Roberto Soares, tutor da Unopar, professor Gilberto Lima. Calebe Sousa, da Kroton Educacional; escritor e professor Júlio Cesar; Giulianno Gusmão, tutor de sala da Unopar.

 

Gazeta de Araçuai

 

 

.