Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Economia

17/08/2012 - 13:02 - Fonte: Agência Minas

Minas contrata consórcio internacional para estudar viabilidade de ferrovia na Região Norte

O principal objetivo é ampliar o escoamento de produtos dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e norte de Minas, incluindo minério de ferro e outras commodities

Foto: Leonardo Horta Minas contrata consórcio internacional para estudar viabilidade de ferrovia na Região Norte
Luiz Antônio Athayde e Gil Pereira durante a solenidade de assinatura do contrato com o consórcio

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), assinou na  quinta-feira (16/08) contrato com o consórcio DB International GmbH, que será responsável pela realização de estudos de viabilidade econômica e o desenvolvimento de uma nova logística de infraestrutura ferroviária na região do grande Norte do Estado.

 

O principal objetivo é ampliar o escoamento de produtos daquela região, incluindo minério de ferro e outras commodities produzidas em Minas Gerais.

 

O projeto vai abranger as regiões Noroeste e Norte e dos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce.

 

Além dos estudos da viabilidade socioeconômica para implantação de uma nova ferrovia, o levantamento  poderá apontar, se for o caso, retificações de traçados para promover o uso mais intenso do transporte ferroviário.

 

Financiamento do Banco Mundial

 

O estudo foi orçado em R$ 2,1 milhões, e está sendo financiado pelo Banco Mundial (Bird).

 

O prazo previsto para a conclusão dos levantamentos é de dez meses, contados a partir da data assinatura do contrato

 

O consórcio contratado é formado pela empresa alemã DB International GmBh e as brasileiras Setepla Tecnometal Engenharia Ltda. e Geotec Consultoria Ambiental Ltda.

 

De acordo com o Subsecretário de Investimentos Estratégicos da SEDE, Luiz Antônio Athayde, 37 grupos participaram da concorrência pública para a contratação dos estudos. “A concretização do projeto será de fundamental importância para o desenvolvimento, não somente daquela região, mas de todo o Estado”, afirmou o subsecretário.

 

Ao citar alguns importantes aportes da iniciativa privada realizados na região desde 2003, o secretário de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, que esteve presente à assinatura do contrato, afirmou que, “com a melhoria da infraestrutura local, o Norte de Minas será um novo centro de investimentos de Minas e do Brasil”.