Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Saúde

27/08/2018 - 09:16 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Ônibus que levava pacientes de Araçuai para BH tomba na BR-381 e deixa ao menos 4 mortos

O véiculo da Diogo Turismo fretado pela prefeitura para levar pacientes que fazem tratamento na capital bateu de frente com outro veículo. Este é o segundo acidente com pacientes em menos de 15 dias.

Foto: Redes sociais Ônibus que levava pacientes de Araçuai para BH tomba na BR-381 e deixa ao menos 4 mortos
O acidente ocorreu próximo à cidade de João Monlevade.

 

Um ônibus fretado pela prefeitura de Araçuai, no Vale do Jequitinhonha, para levar pacientes que fazem tratamento em hospitais de Belo Horizonte, tombou na Br-381, nas proximidades de São Gonçalo do Rio Abaixo;  após bater de frente com outro veículo, na manhã desta segunda-feira (27).  De acordo com o Corpo de Bombeiros, há pelo menos 4 mortos.Não há informações sobre o estado de saúde de 16 feridos que foram levados para o hospital de João Monlevade. Ainda há duas pessoas presas às ferragens. Após o acidente muitos ficaram deitados na pista que foi interditada pela Polícia Rodoviária Federal.

 

O Corpo de Bombeiros  de Itabira, na região do Vale do Aço, ainda não divulgou o nome dos mortos. " Uma equipe está no local", informou um militar.

 

 

Acidente ocorreu no Km 381 a 25 km de João Monlevade.

 

O ônibus, da empresa Diogo Turismo; da cidade de Itinga, saiu de Araçuai, na noite de domingo (26)  com 45 passageiros . Por volta das 8 da manhã, ele se chocou de frente com outro veículo, na altura do km 381, entre São Gonçalo do Rio Abaixo e João Monlevade. Muitas pacientes ficaram deitados na pista à espera de socorro que foi prestado pelo SAMU e Corpo de Bombeiros. Uma das pistas da rodovia   foi  interditada parcialmente.

 

Pelas redes sociais, moradores de Araçuai postaram duras críticas ao prefeito municipal  o médico Armando Paixão (PT) e a vice-prefeita, que também é secretária municipal de Saúde Rita Capdeville pelo descaso com a saúde. Ela também é médica.

 

" Ainda não sabemos  o quadro de saúde dos feridos. Uma equipe da Saúde de Araçuai já se deslocou para o local." disse o prefeito.

 

Ele informou que a prefeitura fretou o ônibus  porque o da prefeitura que transporta pacientes para BH está estragado. " Já mandei providenciar a licitação para compra de peças", argumentou o prefeito. " Não sei quando o conserto ficará pronto".

 

" Isso é uma vergonha. O prefeito está mais preocupado com a festa da Micareta que com a saúde do povo. Será que vai ter a cara de pau de manter a festa depois dessa tragédia? Escreveu uma internauta. ( a festa será realizada dias 21 e 22 de setembro);

 

" Deveriam se preocupar menos com festas e mais com a saúde do povo". comentou outro.

 

 

Em 16 de agosto, ônibus da secretaria da Saúde soltou uma roda na Br-367 em Diamantina. Ele conduzia pacientes. Ninguém se feriu.

 

Este é o segundo acidente em menos de 15 dias com ônibus que transporta pacientes de Araçuai. No dia 16 de agosto, um micro-ônibus da secretaria da Saúde, perdeu uma das rodas dianteiras quando seguia para Diamantina, levando cerca de 16 pessoas. Ninguém se feriu. A secretaria municipal de Saúde, Rita Capdeville disse que o veículo havia passado por  uma revisão em 2016. O ônibus já havia apresentado problemas em viagens anteriores.

 

Em  20 de agosto de 2015,  quatro pessoas morreram e 26 ficaram feridas em uma batida entre dois ônibus no km 491 da BR-367 a cerca de 80 km de Diamantina. Um dos ônibus envolvidos era do Cismeje- Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Jequitinhonha- que  transportava pacientes que sairam de Araçuai,  para tratamento em Diamantina.

 

 

 O outro ônibus envolvido na tragédia, era  da empresa  Silviotur,  que levava passageiros de São Sebastião do Paraíso, no sul de Minas, para Chapada do Norte.

 

Sérgio Vasconcelos

Repórter