Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Política

27/11/2018 - 14:14 - Fonte: Ascom/prefeitura

Prefeitura de Itamarandiba corta gratificações e exonera comissionados para garantir 13º

Com a decisão, a Gestão Municipal espera enxugar aproximadamente 300 mil reais na folha de pagamento.

Foto: arquivo Prefeitura de Itamarandiba corta gratificações e exonera comissionados para garantir 13º
Entre efetivos e contratados, a Prefeitura Municipal de Itamarandiba possui em seu quadro de funcionários 1.290 pessoas

A grave crise financeira que afeta os municípios mineiros fez com que a Prefeitura de Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha, adotasse medidas que possam garantir o pagamento do salário de dezembro e o 13º dos servidores municipais. Dentre as ações definidas pelo Executivo Municipal está o corte de gratificações, comissões e a exoneração de servidores comissionados.

 

 

A notícia foi confirmada pelo prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, durante reunião, realizada na sexta-feira, 23/11/2018, que contou com a presença das partes interessadas. Na ocasião, Alves apontou em gráficos explicativos a real situação das finanças do município itamarandibano, que se agravou com os constantes atrasos no repasse de recursos provenientes do Governo do Estado. A dívida do Governo de Minas com Itamarandiba ultrapassa 11,5 milhões de reais, segundo levantamento da AMM – Associação Mineira de Municípios.

 

 

Com a decisão, a Gestão Municipal espera enxugar aproximadamente 300 mil reais na folha de pagamento. O prefeito Luiz Fernando afirmou que lamenta a situação dos servidores e seus familiares, entretanto destacou que, caso não adotasse tal medida, os vencimentos, de todo o quadro de funcionários, ficariam comprometidos. “Buscamos de todas as maneiras evitar que a situação chegasse a esse ponto. Mas, infelizmente não encontramos outra saída que apresentasse melhores resultados econômicos. Ou fazemos os cortes ou não haverá dinheiro para quitarmos o salário de dezembro e o 13º. Nossa responsabilidade e comprometimento em honrar os compromissos fizeram com que tomássemos difícil decisão”, lamentou Alves.

 

 

Entre efetivos e contratados, a Prefeitura Municipal de Itamarandiba possui em seu quadro de funcionários 1.290 pessoas. Com estes, são gastos cerca de 2,5 milhões de reais (contabilizados os encargos).

 

Prefeito durante reunião com servidores – Foto: Ernane Frois/Ascom PMI