Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Saúde

21/08/2012 - 15:16 - Fonte: Agência Minas

DER fiscaliza veículos que transportam pacientes do interior de Minas

Por dia são transportados nesses veículos 8.284 passageiros.

Foto: Mario Braga DER fiscaliza veículos que transportam pacientes do interior de Minas
No primeiro dia de operação 36 veículos foram avaliados, dos quais 12 foram retirados de circulação

Para receberem atendimento médico especializado, milhares de pacientes de cidades do interior de Minas têm que encarar a estrada.

 

Muitos desses pacientes utilizam os veículos (micro-ônibus) do Serviço Estadual de Transporte em Saúde (SETS), gerenciado pelas prefeituras municipais.

 

Atenta à qualidade, estado de conservação e manutenção dos veículos, a equipe de fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), deu início, na segunda-feira (20), uma operação especial nos pontos principais de destinos desses pacientes na capital mineira, com o objetivo de diagnosticar a situação da frota e verificar se as prefeituras estão dando a devida manutenção dos veículos de forma a garantir o deslocamento do usuário do SUS com segurança.

 

A operação especial, iniciada na madrugada de segunda-feira, se concentrou na Estação Bernardo Monteiro, Praça Hugo Werneck e Hospital da Baleia, e deverá se estender até a próxima quarta-feira (22), conforme adianta o diretor de Fiscalização do DER, João Afonso Baeta Costa Machado.

 

Segundo ele, no primeiro dia de operação 36 veículos foram avaliados, dos quais 12 foram retirados de circulação por apresentarem algum tipo de problema. “No caso de necessidade de retirada de circulação do veículo, o DER entra em contato com as prefeituras para que as mesmas providenciem outro tipo de transporte”, informa.

 

Frota

O Sistema Estadual de Transportes conta com cerca de 500 micro-ônibus e atende um universo de cerca de oito milhões de pessoas em 529 municípios de Minas.

 

Por dia são transportados nesses veículos 8.284 passageiros.

 

Só em 2012, a previsão é de que mais de dois milhões de usuários utilizem o sistema. “O DER está atuando de forma polivalente em apoio a todas as atividades de fiscalização nas modalidades de transportes em diversos segmentos do governo”, conclui João Afonso Baeta.

 

Sistema Estadual de Transporte em Saúde

 

Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS) é uma ação criada pelo Governo de Minas Gerais para garantir à eficiência das redes de atenção a saúde e tem como objetivo garantir o deslocamento do paciente, usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de seus exames e/ou consultas especializadas fora de seu domicilio, através de veículos, tipo micro-ônibus equipados com ar condicionado, TV, DVD, poltronas reclináveis e são monitorados via GPRS e um agente de viagem capacitado para repassar as informações necessárias de sua viagem.