Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Cidades

30/03/2019 - 09:42 - Fonte: ALMG

Deputado defende reativação de ferrovia Bahia-Minas no Vale do Jequitinhonha

O projeto de reativação não é novo. Quando deputado estadual, o ex-prefeito de Teófilo Otoni, Getúlio Neiva, também defendeu a reativação da ferrovia.,

Foto: arquivo Deputado defende reativação de ferrovia Bahia-Minas no Vale do Jequitinhonha
Inauguração da Estação da Bahia-Minas em Araçuai, em 1942

A Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras deverá realizar uma audiência pública para debater a possibilidade de retorno do funcionamento da ferrovia Bahia-Minas, que ligava os municípios de Araçuaí (Vale do Jequitinhonha) e Caravelas, no litoral sul da Bahia. Requerimento com esse objetivo foi aprovado pela comissão em reunião realizada na quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião ainda não tem data agend.

 

O projeto de reativação não é novo. Quando deputado estadual, o ex-prefeito de Teófilo Otoni, Getúlio Neiva, também defendeu a reativação da ferrovia em 2008. 

 

Deputado Dr. Jean Freire é do Vale do Jequitinhonha

 

Criada em 1882, a Bahia-Minas funcionou até 1966, em uma extensão de aproximadamente 600 quilômetros. Autor do requerimento para realização da audiência pública, o deputado Doutor Jean Freire (PT) afirma que o objetivo é discutir o impacto econômico e social dessa reativação da ferrovia nas regiões dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, no nordeste mineiro.

 

Para o deputado, a ferrovia poderia substituir, com vantagens econômicas, sociais e ambientais, os minerodutos que foram construídos ou projetados para transportar a produção mineral para exportação. “Os minerodutos consomem nossa água porque não temos ferrovias”, afirmou o parlamentar.

 

Casas que pertenciam a Bahia-Minas, fazem parte do acervo histórico da região. Deputados querem conhecer antigo trecho da ferrovia.Na foto, estação de Alfredo Graça, em Araçuai.

 

Na mesma reunião, foi aprovado um outro requerimento para que a comissão realize uma visita a um trecho da antiga ferrovia, no município de Araçuaí, para vistoriar as condições de abandono da estrutura. Além de Doutor Jean Freire, também assinam o requerimento os parlamentares João Leite (PSDB), presidente da comissão; Raul Belém (PSC) e Coronel Henrique (PSL).

 

A Estrada de Ferro Bahia e Minas ligava o Vale do Mucuri e o Jequitinhonha ao Oceano Atlântico, ao país e ao mundo.

 

Outros dois requerimentos para realização de audiências públicas foram aprovados pela comissão, nessa quinta-feira. Um deles, de autoria dos mesmos parlamentares, mais o deputado Gustavo Mitre (PSC), é para receber o subsecretário de Regulação de Transportes de Minas Gerais, Diogo Prosdocimi, a fim de conhecer quais são os projetos ferroviários para o Estado