Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Política

22/04/2019 - 18:11 - Fonte: Gazeta de Araçuaí

Deputado Igor Timo recebe medalha da Inconfidência em Ouro Preto

Foram agraciadas 126 pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e do país.

Foto: divulgação Deputado Igor Timo recebe medalha da Inconfidência em Ouro Preto
Eleito deputado federal pelo PODEMOS-Igor Timo está em seu primeiro mandato

 

 

A cerimônia da Medalha da Inconfidência foi realizada neste domingo (21), em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. A comenda, entregue no dia que lembra a morte de Tiradentes, é uma homenagem a pessoas que se destacaram pela relevância de serviços prestados à sociedade.

 

Foram agraciadas 126 pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e do país. Entre os homenageados, o  jovem deputado federal Igor Timo, natural de Virgem da Lapa no Vale do Jequitinhonha (MG)

 

Também receberam a medalha, membros do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Minas Gerais que atuaram no resgate de vítimas em Brumadinho, na Grande BH, após o rompimento da barragem da Vale.

 

A entrega das medalhas ocorreu no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

 

Ao lado dos presidentes da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus  e do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Missias, além de representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Defensoria Pública, o governador Romeu Zema , destacou em seu discurso,  a importância de a sociedade atual se inspirar na trajetória de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, morto por defender o que era correto e por discordar dos desmandos da monarquia, e que é homenageado nacionalmente nesta data.

 

O evento foi realizado no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

 

Pelo facebook, deputado Igor Timo falou da importância da honraria.

 

Em sua conta no facebook, Igor Timo escreveu que “A Medalha de Honra que recebeu  em Ouro Preto, data tão importante por seu forte simbolismo Cristão, pela Páscoa, e Dia de Tiradentes, mártir mineiro, só lhe gerava um sentimento: o de gratidão.

 

"Gratidão pela minha família, amigos e por cada um de vocês que acreditam em mim e me deram seu voto.A Comenda de hoje é de cada um de vocês, e essa gratidão levo a todos os dias do meu trabalho que dedico aos mineiros fazendo o meu melhor para levar mais qualidade de vida a todos vocês", escreveu o deputado.

 

Grande homenageado do evento, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) não foi a Ouro Preto. Em vídeo publicado nas redes sociais, agradeceu o convite mas afirmou que passaria o feriado com a família.

 

História

 

A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitscheck e tem quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Neste ano foram indicados 30 agraciados com a Grande Medalha, 52 com a Medalha de Honra e 43 com a Medalha da Inconfidência. 



No dia da solenidade, há a transferência simbólica da capital de Minas para Ouro Preto – cidade que foi capital de 1823 a 1897.