Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Política

26/05/2019 - 14:12 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Russos desembarcam em Araçuai para conhecer potencialidades do Vale

Além de Araçuai, o grupo visitiou também a cidade de Diamantina.

Foto: Daniel News Russos desembarcam em Araçuai para conhecer potencialidades do Vale
Encontro reuniu cerca de 40 convidados,.

 

Dois russos, membros da Fundação RSBPC-  Centro de Promoção Social e Empresarial da Rússia-, desembarcaram no final da tarde deste sábado (25) no aeroporto de Araçuai (MG) para conhecerem as potencialidades e carências do Vale do Jequitinhonha.

 

 Acompanhados do deputado Federal Igor Timo (PODEMOS), responsável pela viagem do grupo ao Brasil, eles se reuniram com empresários, lideranças políticas e empreendedores das cidades de Salinas, Araçuai, Francisco Badaró, Itinga, Berilo, Coronel Murta, Ponto dos Volantes, Padre Paraíso, Virgem da Lapa e José Gonçalves de Minas. Participaram do encontro cerca de 40 convidados.

 

A Fundação RSBPC facilita a cooperação  entre agências governamentais da Federação Russa e os partidos políticos, associações sociais e políticas e organizações não governamentais. Seus membros e fundadores são do gabinete presidencial da Rússia, governo de Moscou e ainda de empresas de consultoria.

 

 

Representante da Fundação russa RSBPC explica objetivos da visita.

 

 

 

Parcerias

 

 Dimitri Burkykh, presente ao encontro, explicou que a RSBPC organiza cooperação e facilita o diálogo sobre questões de desenvolvimento social entre todas as organizações da sociedade civil, apoia e promove esforços e projetos socialmente significativos, além de elaborar estratégicas e modelos de  desenvolvimento social, político, humano e cultural.

 

Prefeitos e empresários defenderam a consolidação de uma agenda positiva para o Vale.

 

Em seus depoimentos, os prefeitos de Virgem da Lapa (Diógenes Timo) de Berilo (Lázaro Neves) e a presidente da Associação Comercial de Araçuai,  Katiane Luiz Araújo Matos, lembraram que por muitos anos o Vale do Jequitinhonha ficou conhecido como o Vale da pobreza, mas que essa realidade está se transformando nas últimas décadas. Segundo eles, trata-se de uma região de contrastes, que enfrenta  o drama da seca e da falta de empregos, mas que, no entanto, convive com uma rica cultura, um forte capital social e um subsolo extremamente rico em minerais industriais, pedras preciosas e semi-preciosas. “ Ficamos à mercê da sorte. Faltam vontade política e recursos. Temos as maiores jazidas de quartzo, lítio, granito, minério de ferro, mas falta desenvolvimento regional”, lembrou Diógenes Timo. Para ele, o investimento em projetos de  fruticultura, poderia transformar as margens do rio Jequitinhonha em um grande cinturão verde, gerando emprego e renda. “ Produzimos uma das melhores banana do mundo”, afirmou  Itamar Mattos, gerente de empresa de cultivo da banana.Somente em Araçuai já existem cerca de 400 hectares de plantações de banana irrigada.

 

Deputado federal Igor Timo, responsável pela visita dos russos ao Brasil.

 

O deputado Igor Timo lembrou sua recente viagem à Rússia, a convite da UNIDO- Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, que ajuda empresas a implementar sistemas avançados de gerenciamento de energia e desenvolve programas de economia de energia e melhorias de grandes sistemas industriais, além de assistência para o desenvolvimento e captação de fundos para implementar os programas de economia de energia. Todos os serviços para empresas e parceiros são gratuitos.

 

“Podemos transformar o lixo em energia. Precisamos explorar nossas fontes de energia renovável, como a solar e eólica para alavancar o desenvolvimento econômico do Vale. Ao convidar estes representantes da RSBPC para conhecerem a região, estamos dando um passo importante para troca de informações na área de tecnologia de ponta, principalmente no campo da mineração. Precisamos de fomento e de politicas adequadas”, afirmou o deputado. Ele solicitou que as lideranças presentes levantassem a situação de todas as cooperativas e associações regionais. “ Temos de estar com tudo organizado para consolidar as parcerias”, destacou o deputado.

 

O empresário Djalma Ribeiro, de Araçuai, defendeu a consolidação de uma agenda positiva para a região, para discutir entre as demandas, a canalização de gás para o processamento industrial do granito e do lítio e construção de uma linha férrea para  escoamento da produção.

 

Encontro reuniu lideranças políticas e empresariais.

 

O encontro foi organizado pelo gabinete do deputado Igor Timo, pelo  presidente do  diretório municipal do MDB de Araçuai,  Geraldo Pereira Filho , assessor do deputado Leonídio Bouças  e  cerimonial de Kélvio Marcilio, do Sindicato dos Produtores Rurais de Araçuai

 

Sérgio Vasconcelos

Repórter