Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Cidades

10/06/2019 - 10:19 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Comarca de Araçuai conta com CEJUSC para agilizar solução de conflitos

Além da agilidade no andamento processual o CEJUSC promove ações tais como o mutirão de casamento para legalizar união estável de casais. Inscrições seguem até 22 de junho.

Foto: Gazeta de Araçuai Comarca de Araçuai conta com CEJUSC para agilizar solução de conflitos
CEJUSC funciona no prédio do Fórum da Comarca de Araçuai
Desde junho do ano passado, funciona no Fórum da Comarca de Araçuai, no Vale do Jequitinhonha (MG)  o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).  Trata-se de uma  unidade do Poder Judiciário que oferece a conciliação e a mediação aos cidadãos como forma de resolução de seus conflitos, podendo ainda auxiliar os Juizados ou Varas na realização de audiências de conciliação ou mediação processuais.
 
 
Nos casos de atendimento pré-processuais inexiste necessidade de pagamento de taxas e emolumentos e, obtida a conciliação, o termo é assinado pelo Juiz valendo como titulo executivo judicial.
 
 
Magistrados afirmam que  a solução de conflitos de forma pré-processual afasta do jurisdicionado todo um desgaste emocional, temporal e financeiro, além de satisfazer o interesse das partes sem causar-lhes a sensação de haver “vencedor e vencido”. “
 
 
Espaço aberto para a conciliação
 
 
O juiz Maurício Pinto Ferreira salientou a importância dos métodos dialogais e pacíficos na solução de conflitos

O juiz Maurício Pinto Ferreira salientou a importância dos métodos dialogais e pacíficos na solução de conflitos

 
 
O 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Saulo Versiani Penna, responsável pelas iniciativas ligadas à conciliação e à mediação no âmbito do Judiciário mineiro, ressalta que a maior vantagem da implantação do Cejusc, na comarca de Araçuaí, é agilidade no andamento processual daqueles processos que estão aguardando designação de audiência de conciliação e de mediação. Com o Centro pode-se adiantar o andamento processual, porque se abre uma nova pauta adicional à das comarcas, um espaço para conciliação e mediação.
 
 
 
 
 
 
O Cejusc de Araçuaí foi instalado pela Portaria Conjunta 746/2018. Funciona no Fórum Desembargador Afonso Teixeira Lages, localizado na Praça Antônio Tanure, s/n, centro de Araçuaí.
 
 
Dentre as ações promovidas pelo CEJUSC está o mutirão de conversão de união estável ( amasiados ) em casamento. Os casais que convivem em união estável poderão procurar o Fórum até 22 de junho para se inscriverem para o  mutirão.
 
Mais informações pelo telefone 33. 3731.15.30