Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Educação

12/08/2019 - 11:04 - Fonte: Via Blog do Banu

Bolsonaro nomeia novo reitor da UFVJM-Campus Diamantina

O decreto de nomeação foi publicado na última quinta-feira, 8 de agosto

Foto: arquivo Bolsonaro nomeia novo reitor da UFVJM-Campus Diamantina
Entrada do Campus da UFVJM-Diamantina
 
O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, nomeou como Reitor da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri o professor Janir Alves Soares, do Departamento de Odontologia, que ficou em 4º lugar na lista de votação dos candidatos a Reitor. O decreto de nomeação foi publicado  na última quinta-feira, 8 de agosto.  A reitoria se localiza no campus da cidade de Diamantina, no Alto Jequitinhonha, em  Minas Gerais. 
 
 
 
Janir Alves é o novo reitor da UFVJM
 
 
No resultado final das eleições para Reitor, ocorrido em 22 de maio de 2019, Janir obteve apenas 5,21% dos votos.
 
 
O primeiro lugar foi alcançado pelo atual reitor, Gilciano Saraiva, que obteve 27,37% dos votos; Alexandre Crhistófaro, em segundo, com 23,45%; em terceiro, Marcus Guelpelli, com 6,37% dos votos. A abstenção alcançou 33,17% dos votantes. 
 


No CONSU - Conselho Universitário que referenda o resultado, Marcus Guelpeli foi derrotado e não entrou na lista tríplice enviada ao MEC, já que  ficou em quarto lugar. Janir entrou em seu lugar. 
 
 
 
A  rejeição a Gilciano, pode estar ligada à sua antiga filiação ao PT de sua terra natal, São Miguel do Anta, na Zona da Mata mineira. Ele desfiliou-se, em 2016. 
 


Gilciano acredita que a decisão tenha influência política, uma vez que, quando reitor, em 2017, recebeu a caravana do ex-presidente Lula.
 
 
 
A nomeação criou um clima de tensão no interior da UFVJM com protestos dos estudantes, professores e técnicos administrativos