Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Cultura

20/10/2019 - 10:13 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Devotos celebram a Festa de Reinado de Nossa Senhora do Rosário em Araçuai

Tradicional evento ocorre há 140 anos com missas, terços, cafés foguetório e procissão.

Foto: Geraldo do Vale. Devotos celebram a Festa de Reinado de  Nossa Senhora do Rosário em Araçuai
Cortejo real seguiu pelas ruas de Araçuai, acompanhado dos tamborzeiros.

 

 

 

 

Como faz todos os anos no mês de outubro, Araçuai, no Vale do Jequitinhonha (MG)  celebra a Festa de Reinado de Nossa Senhora do Rosário. O tradicional evento ocorre   há 140 anos, com missas, terços, cafés, entre outros.

 

 

Por recomendação do Corpo de Bombeiros, foi restringido o acesso do público às galerias superiores da igreja secular..

 

As celebrações acontecem na Igreja do  Rosário com alvorada, missa e levantamento de mastro.

 

 

Tamborzeiros dão vida à festa secular.

 

Mais que um evento religioso, a Festa do Rosário é a celebração de duas culturas que encontraram a harmonia por meio da música, da dança, das cores e da fé.

 

A tradicional Festa está  comemorando em 2019 os 140 anos de reconhecimento da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos como templo católico agregando diversas atividades populares transformando o Alto do Rosário em um importante espaço de interação sociocultural.

 

De origem católica, a devoção a Nossa Senhora do Rosário ganhou força no Brasil com os rituais e simbologias africanos, personificados nas congadas. Em Araçuaí, a festa é uma das manifestações mais antigas da cidade e preserva a identidade negra do município.

 

 

Neste domingo (20) as celebrações começaram com alvorada e foguetório, seguida de coroação e missa celebrada pelo padre holandês, Frei Chico na Igreja do Rosário, embalada pelos tambores e vozes do Coral Trovadores do Vale. Druante o sermão, Frei Chico lembrou das origens da Irmandande.
 

Tamborzeiros fazem parte da tradição da festa. ( Foto Daniel Gonçalves)

 

Entenda.

 

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos é uma confraria de culto católico, criada para abrigar a religiosidade do povo negro, que na época da escravidão era impedido de frequentar as mesmas igrejas dos senhores. Mantém em seu calendário uma devoção secular a Nossa Senhora do Rosário. Os negros vindos da África, mesmo com suas próprias crenças, se tornaram devotos quando chegaram ao Brasil

 

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário chegou ao Brasil em meados do século 16, sendo a Irmandade dos Homens Pretos de Olinda a mais antiga do país.

 

Reis Fábio Matos e Jeanine de Sá Pereira, durante a missa solene na Igreja do Rosário..

 

O Reinado  do Rosário, é uma das festas tradicionais de maior expressão em Araçuai. É mantida pela fé e devoção  da Irmandade dos Homens Pretos e devotos de Nossa Senhora, que mantém  viva essa cultura religiosa.

 

Eles são pedreiros, donas de casa, comerciantes, gente simples do povo que no dia da festa se transformam em membros da Corte. Vestidos a caráter, Rei e Rainha são conduzidos pelos Tamborzeiros do Rosário. Durante o trajeto, o casal é acompanhado de perto pelas juízas, caixeiros, moças e capitães. Eles são tratados com muita honra e respeito.

 

Quando o cortejo chega à secular igreja do Rosário, e também na saída, o casal recebe as saudações oficiais realizadas pelos alferes da espada, da bandeira, e do pontão.

 

A missa festiva é o ponto alto da festa. Após a celebração, os fiéis seguem para a igreja Matriz de Santo Antonio onde é servido o banquete. Neste momento, já é conhecido o casal real para o ano seguinte.

 

Sérgio Vasconcelos

Repórter