Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Polícia

01/11/2019 - 10:28 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Comandante da PM em Araçuai chama de papagaios de pirata quem replica frases sobre violência na cidade

Comandante da PM diz que a criminalidade no município vem caindo desde 2016

Foto: Gazeta de Araçuai Comandante da PM em Araçuai chama de papagaios de pirata quem replica frases sobre violência na cidade
Major Rafael Muniz, comandante da PM em Araçuai

 

O Major Rafael Muniz,  classificou de papagaios de pirata quem replica frases sem conhecer a fundo o que está propagando, a respeito da violência que assusta os moradores do município. Somente nos três primeiros dias desta semana foram registrados  na zona rural 3 assaltos com requintes de violência, além de furto de motos na zona urbana. A suspeita é que uma quadrilha esteja espalhando terror na região.

 

 Papagaio de pirata é um termo usado na televisão brasileira para designar cidadãos que procuram ficar localizados atrás de jornalistas, quando estes estão fazendo uma matéria, com o objetivo de aparecer para as câmeras

 

A nota, divulgada nesta quinta-feira (13)nas redes sociais, diz ainda que o crime violento, no município, tem redução desde 2016 conforme se verifica, mas existe uma onda de sensacionalistas que, buscando promoção pessoal às custas de uma histeria coletiva, estão prestando um excelente desserviço social, pois alegam que o crime aumentou nos últimos anos e tal informação não procede”, afirma a nota.

 

Por que essas mesmas pessoas não buscam postar nomes dos infratores, ou lugares onde escondem armas ou drogas? Porque não usar o disque denúncia via 181 e passar informações que ajudem a Polícia a localizar esses criminosos?

 

 Vejo pessoas fazendo uso de redes sociais sob a bandeira de uma pseudo contribuição social, supostamente  preocupadas com a segurança pública mas que nunca procuraram a PM para dar sugestões, buscar informações ou participar de reuniões comunitárias.

 

Representantes da sociedade civil estão preocupados com o aumento da violência em Araçuai.

 

 

Leia na integra a nota

Bom dia a todos.

 

Temos visto muitas mensagens circulando nas redes sociais, criticando os orgãos de segurança ou as autoridades locais. Temos pois, por obrigação, vir a público para esclarecer alguns tópicos. 

 

Quero salientar que é procedente a queixa sobre crimes ocorridos, sobretudo na zona rural do município.

 

Tais fatos foram perpetrados por uma equipe chefiada por um indivíduo já identificado por nós, que chegou a cidade há pouco tempo e tem fomentado o crime na cidade.

 

Já deflagramos operações para contenção dos fatos e prisão dos infratores, que resultou na apreensão de  armas de fogo e drogas, no entanto ainda não conseguimos prender os envolvidos, todavia, não descansaremos até fazê-lo.

 

Dizer que ninguém está fazendo nada é levianismo, para não dizer irresponsabilidade. Vejo muita gente compartilhando notícias sem conhecer as ações da PM ou PC, propagando o medo e a insegurança, sem nada fazer para ajudar os órgãos de segurança.

 

Por que essas mesmas pessoas não buscam postar nomes dos infratores, ou lugares onde escondem armas ou drogas? Pq não usar o disque denúncia via 181 e passar informações que ajudem a Polícia a localizar esses criminosos? Vejo pessoas fazendo uso de redes sociais sob a bandeira de uma pseudo contribuição social, supostamente  preocupadas com a segurança pública mas que nunca procuraram a PM para dar sugestões, buscar informações ou participar de reuniões comunitárias.

 

Em 2015 fechamos o ano com 179 crimes violentos em Araçuaí. 2016 fechamos com 273, ou seja, com aumento. Em 2017 com 168, 2018 com 150 e estamos fechando outubro com menos de 90 no ano, há 2 meses apenas para encerrar o 2019. O crime violento tem redução desde 2016 conforme se verifica, mas existe uma onda de sensacionalistas que, buscando promoção pessoal às custas de uma histeria coletiva, estão prestando um excelente desserviço social, pois alegam que o crime aumentou nos últimos anos e tal informação não procede. Você não acredita em tal informação?! Acesse os órgãos orgãos governamentais oficiais e  avaliem por si mesmos.

 

Quer fazer seu papel social de forma responsável, colaborando com os órgãos de segurança pública?! Busquem informações oficiais, participem das reuniões comunitárias, usem o 181 e denunciem ações delituosas. Por fim, não sejam meros papagaios de pirata, replicando frases sem conhecer a fundo o que está propagando. Você vai compartilhar essa mensagem? Deixo para reflexão. Forte abraço a todos.

 

Att,

 

Polícia Militar