Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Política

05/11/2019 - 18:48 - Fonte: Gazeta de Araçuaí

Vale do Jequitinhonha cobra recursos e políticas públicas

Durante discussão do PPAG, em Araçuaí, moradores propõem ações para a cultura e a produção agrícola no semiárido.

Foto: Ricardo Barbosa Vale do Jequitinhonha cobra recursos e políticas públicas
Encontro foi realizado no auditório do IFNMG

Vale que vale cantar, Vale que vale viver. Vale do Jequitinhonha, Vale, eu amo você.” O refrão da música "Jequitivale", de Mark Gladston, congregou dezenas de moradores do Vale do Jequitinhonha na Discussão Participativa do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2020-2023, realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta segunda-feira (4/11/19), em Araçuaí. O encontro ocorreu no auditório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFNMG).

 

 

A cultura e o cotidiano da vida no semiárido pautaram sugestões priorizadas nos grupos de trabalho, como a realização de festivais culturais, a proteção do patrimônio, o incentivo ao artesanato, o fortalecimento da extensão rural e do comércio de produtos da agricultura familiar, a realização de estudos sobre os queijos da região e a regularização fundiária.

 

 

Propostas para a recuperação da bacia do rio ARaçuai foram debatidas durante o encontro.

 

Também foram aprovadas propostas sobre a recuperação ambiental da Bacia do Rio Araçuaí, que enfrenta restrições até para abastecimento em algumas cidades, e sobre a necessidade de serviços de água e esgoto em várias comunidades.

 

 

objetivo da reunião, a última da série de discussões sobre o Plano Plurianual no interior do Estado, foi reunir sugestões da sociedade para aprimorar o Projeto de Lei (PL) 1.166/19, do governador Romeu Zema, que contém o PPAG e tramita na Assembleia. Ele traz o planejamento do Estado nos próximos quatro anos.