Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Educação

13/10/2019 - 07:00 - Fonte: IFNMG

Inscrição para cursos técnicos do IFNMG- Araçuaí termina nesta sexta

a seleção é totalmente gratuita e feita por meio das notas do ensino fundamental ou do ensino médio, dependendo da modalidade do curso

Foto: Gazeta de Araçuai Inscrição para cursos técnicos do IFNMG- Araçuaí termina nesta sexta
IFNMG Araçuai

 

Termina na próxima sexta-feira, 15/11, o prazo de inscrições do Processo Seletivo para ingressar nos cursos técnicos presenciais gratuitos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)-Campus Araçuaí. Trata-se de um Processo Seletivo próprio e diferente do que está sendo realizado pelos demais campi do Instituto (e que já encerrou o período de inscrições): a seleção é totalmente gratuita e feita por meio das notas do ensino fundamental ou do ensino médio, dependendo da modalidade do curso. Ou seja, não haverá prova.

 

A inscrição deve ser feita por meio de formulário eletrônico, disponível no endereço www.ifnmg.edu.br/processoseletivoaracuai. O candidato que não dispuser de computador e/ou acesso à internet poderá realizar a inscrição no próprio Campus Araçuaí (Fazenda do Meio Pé da Serra, s/n, BR 367, km 278, Araçuaí-MG), nos dias e horários informados nos editais do Processo Seletivo.

 

As vagas ofertadas são para cursos técnicos nas modalidades integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio (confira relação de cursos abaixo).

 

Antes de se inscrever, os candidatos precisam certificar-se sobre a modalidade que pretendem e a qual podem concorrer.

 

Nos cursos técnicos da modalidade integrado, o aluno cursará a partir do primeiro ano do ensino médio no IFNMG e fará, ao mesmo tempo, as disciplinas técnicas. Para fazer um curso técnico na modalidade concomitante, o aluno deve estar cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio em outra escola. Para fazer um curso técnico na modalidade subsequente, o aluno precisa ter concluído o ensino médio.

 

A seleção dos cursos integrados e dos cursos concomitantes/subsequentes será feita pelas notas finais do 6º ao 8º ano em quatro disciplinas (que variam de acordo com cada curso). Já para o curso subsequente, a seleção é pelas notas do 1º e 2º anos do ensino médio de quatro disciplinas.

 

As notas devem ser inseridas pelos próprios candidatos no sistema on-line de inscrição, em formato de 0 a 100 pontos. Caso tenha estudado em instituição de ensino que adote um sistema diferente de escala diferente de 0 a 100 pontos, o candidato deverá informar a equivalência entre essas duas escalas, conforme descrição detalhada disponível no Edital. No ato da matrícula, o candidato terá que apresentar a documentação comprovando todas as notas que lançou no sistema.

 

 

 

Cotas

 

Metade das vagas ofertadas são reservadas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.

 

Da outra metade das vagas, destinadas a quem não estudou todo o ensino médio em escola pública, 5% são reservadas para pessoas com deficiência.

 

 Para mais informações, consulte os editais e demais documentos do Processo Seletivo.

 

Cursos técnicos ofertados pelo Campus Araçuaí:

 

- Modalidade Integrado ao Ensino Médio: Técnico em Agrimensura; Técnico em Agroecologia;

Técnico em Informática e Técnico em Meio Ambiente
- Modalidade Concomitante/Subsequente:

 

Técnico em Comércio;

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
- Modalidade Subsequente: Técnico em Enfermagem