Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Política

13/10/2019 - 14:46 - Fonte: ALMG

Cultura de eucalipto no Jequitinhonha é tema de audiência na Assembléia de Minas

As violações ambientais e de direitos humanos causadas pelo cultivo do eucalipto no Vale do Jequitinhonha serão o foco da reunião.

Foto: arquivo Cultura de eucalipto no Jequitinhonha é tema de audiência na Assembléia de Minas
Vale do Jequitinhonha concentra uma das maiores plantações de eucalipto do planeta. Atividade destruiu matas do cerrado da região.

 

 

As violações de direitos humanos resultantes da monocultura do eucalipto no Vale do Jequitinhonha serão tema de audiência pública nesta quinta-feira (14/11/19). A reunião será realizada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), às 10 horas, no Auditório José Alencar, e foi solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT).

 

De acordo com informações do gabinete da parlamentar, essa monocultura tem recebido incentivos governamentais na região desde a década de 1970. A alegação era de que o cultivo seria uma forma de combater a pobreza, mas, ainda segundo o gabinete, a motivação real era suprir a demanda por carvão das siderúrgicas.

 

Plantações de eucalipto ocupam milhares de hectares de terra na região do Alto Jequitinhonha.

 

Desde então, grandes áreas de cerrado  que perteciam ao estado foram  transformadas em regiões de eucalipto.

 

Entidades ambientais têm denunciado que o rastro é de veredas secas e grotas sem nascentes, o que acaba por aprofundar o sofrimento da população de uma área que já é castigada pela seca. Além disso, os moradores acabam submetidos a subempregos e relações precárias de trabalho, típicos de monoculturas.

 

Condições degradantes de trabalho nas carvoarias da região também serão debatidas.

 

As cidades mais atingidas pela monocultura do eucalipto são Turmalina, Minas Novas, Capelinha, Veredinha, Carbonita e Itamarandiba.

.

Confira a lista completa de convidados para a reunião.