Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Saúde

16/10/2019 - 15:06 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Camada de espuma branca cobre trecho do Rio Araçuai, em Turmalina

Fenômeno pode ter sido provocado pelo despejo de esgotos da cidade de Turmalina.

Foto: redes sociais Camada de espuma branca cobre trecho do Rio Araçuai, em Turmalina
Espuma tomou conta do leito do rio, em Turmalina

 

 

 

Uma camada de espuma branca cobria o Rio Araçuai, no trecho que margeia a estrada  da região conhecida como São Miguel,  a cerca de  20 km de Turmalina, na manhã deste sábado (16)

 

 O lençol de espuma se formava a partir da cidade e atingia toda a largura do rio, estendendo-se por cerca de seis quilômetros.  Moradores da região registraram o fenômeno.

 

 “ Estamos assustados e queremos saber o que ocorreu e se vai prejudicar o abastecimento de água”, disse uma funcionária do hospital São Vicente que pediu para não ser identificada.

 

Acidente ambiental no rio Araçuai está revoltando os moradores da região.

O vídeo com o acidente ambiental foi registrado por um internauta que o postou nas redes sociais.

 

Olha a situação do rio. Esgoto puro. Uma carniça. Covardia.  Nosso rio acabando. Já não está tendo água... Que tristeza!. Que tristeza!... Ninguém faz nada. Povo só quer ganhar dinheiro ... O povo tá preocupado com asfalto, com bloquete...tem que preocupar com o rio. Gente vamos acordar. Pelo amor de Deus, temos que nos juntar e fazer alguma coisa...lamentável”, desabafou o internauta.

 

A reportagem tentou  ouvir a Copasa, em Turmalina mas ninguém quis falar sobre o  assunto. “ Estamos assustados e queremos saber o que ocorreu e se vai prejudicar o abastecimento de água”, disse uma funcionária do hospital São Vicente que pediu para não ser identificada.

 

A Polícia Militar informou que até o inicio da tarde ninguém havia procurado a corporação para registrar a ocorrência. “Não sabemos informar sobre o que provocou o acidente. Estão dizendo que é esgoto. Mas não recebemos nenhum pedido de providências, de nenhuma autoridade local”.

 

O prefeito Carlinhos Barbosa Xavier, também não foi localizado. Moradores informaram que a Câmara de vereadores já havia tomado conhecimento do fato e que vai investigar. Nenhum vereador foi localizado.



Conforme a ambientalista Malu Ribeiro, da SOS Mata Atlântica, a espuma é resultado dos produtos químicos, especialmente detergentes e sabão em pó, que são despejados junto com o esgoto. O produto emana um gás que é tóxico e causa irritação na garganta. "A espuma é resultado de biodegradáveis que estão na água, mas ela retira do rio outros contaminantes, inclusive bactérias que estão na água e que são dispersados no ar", disse.



Quando a espuma é carregada pelo vento, também pode causar manchas na pele e na roupa. "Essa espuma faz mal, é importante que as pessoas evitem  tocar nela nesse período, porque ao inalar isso a pessoa vai correr o risco de aspirar esses contaminantes. Além do ar seco, o vento ajuda a propagar os gases que saem da espuma."



Segundo ela, ao respirar próximo do rio, a pessoa está não só sentindo o odor forte e intenso do gás sulfídrico, mas inalando também esses contaminantes.

 


O problema da poluição se agrava neste período do ano, em que o rio está com baixa vazão. Com pouca água, os poluentes se concentram. A espuma se forma quando a água é movimentada  pelas corredeiras.

 

Lado bom

 

A ambientalista explica  ainda que a espuma não é de todo ruim, afinal, ela faz o papel de tirar os contaminantes e bactérias do rio que não tem tratamento de esgoto.

 

Além disso, segundo ela, onde tem espuma, tem oxigênio e vida. Mas é necessário avaliar em quais condições isso ocorre, já que é um ambiente contaminado pelo esgoto .

 

Sérgio Vasconcelos

Repórter