Notícias » Cultura
Coral Salum, de Lelivéldia, se apresentará em São Paulo
As apresentações acontecem em um tradicional shoping da região do Brás e na sede da empresa Brascol, que apoia a iniciativa.

Criado há 8 meses, com o objetivo de estimular o desenvolvimento musical das crianças e adolescentes de Lelivéldia, distrito de Berilo, no Vale do Jequitinhonha (MG), o Coral Salum, se apresenta no próximo dia 3 de dezembro em um shopping do tradicional bairro do Brás, em São Paulo.
No repertório, conduzido pelo maestro Roberto Júnior, estão músicas natalinas e da MPB. A iniciativa é da ONG Salum, ligada à uma instituição religiosa cristã, com sede em São Paulo e que atua em Lelivéldia desde 2012. “As igrejas teem isenção fiscal e em contrapartida, devem desenvolver um trabalho de ação e assistência social, e é isto que estamos fazendo”, asseguram o maestro Júnior e sua esposa Jaciara de Oliveira, ambos de 34 anos. Eles saíram da cidade paulista de Poá, a 1.200 km de Lelivéldia, com duas filhas de 5 e 7 anos e uma adolescente de 17 que eles consideram filha do coração. A garota é professora de violão de uma das turmas do coral.
A viagem do Coral à São Paulo conta com a parceria da empresa Brascol, líder em atacado de roupas de bebê ao infanto-juvenil, há mais de 30 anos no mercado. As apresentações acontecem dia 3 de dezembro, na praça de alimentação do shopping Megapolo e também na Brascol, no bairro do Brás.
SECA MOTIVOU MUDANÇA DO CASAL
O casal, que assistia moradores de rua na região da cracolândia paulista, diz que a seca e o sofrimento das comunidades carentes do Vale do Jequitinhonha, foi um dos motivos para deixar a terra natal, a 45 km de São Paulo e se dedicar às populações rurais que vivem no entorno do distrito de Lelivéldia. “É uma provação diária”, revela o maestro Júnior que começou a estudar música aos 5 anos na EMESP-Escola de Música do Estado de São Paulo até chegar ao coral juvenil da Orquestra Sinfônica de São Paulo (OSESP).
Instalados em um imóvel de dois andares, alugado pela ONG, o maestro Júnior e a esposa asseguram que usam a música para transformar a realidade das crianças através da cultura, e oferecer a elas mais autoestima . As aulas são ministradas no salão do andar de baixo, onde também acontecem os cultos religiosos. “ Por mais que sejamos uma ONG cristã, sabemos diferenciar e respeitar a religião de cada um. Nosso foco é a transformação social”, enfatiza o casal.
Sérgio Vasconcelos
Repórter
Mais notícias
- 07:15Coral de Lelivéldia emociona e encanta público em São Paulo
- 12:54Cinema Meninos de Araçuai exibe Bacurau nesta sexta-feira,6
- 07:13Coral Salum, de Lelivéldia, se apresentará em São Paulo
- 14:52Filha de Araçuai é notícia no El Pais, principal jornal da Espanha
- 11:24Rede de artesanato faz encontro em Araçuai
Comentários
Últimas notícias
- 17:15Dupla é presa com mais de dez quilos de maconha em Almenara
- 16:34Familia localiza suspeito da morte de adolescente em Araçuai
- 10:45Mais de 3 milhões de alunos já estão cadastrados para a ID Estudantil
- 07:22Dupla é presa com quase meio quilo de crack em Almenara
- 21:08Senado aprova PEC que permite repasse direto de emendas a estados e municípios
- 16:23PM prende traficante com crack, maconha e cocaína em Santo Antonio do Jacinto