Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Cultura

31/12/2019 - 11:25 - Fonte: Gazeta de Araçuaí

FESTIVALE é adiado mais uma vez

Evento seria realizado na cidade do Serro. Para 2020 festival deverá ser realizado em Araçuai

Foto: arquivo FESTIVALE  é adiado mais uma vez
Nos bastidores, há uma articulação para a realização do evento na última semana de janeiro 2020.

 

O FESTIVALE - Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha que se realizaria na cidade do Serro, no Alto Jequitinhonha, foi novamente adiado. Essa é a segunda vez que isso acontece. A primeira vez, foi em outubro, quando o Festivale estava previsto para acontecer logo após a Festa do Queijo. Ou seja, seria de 13 a 19 de outubro de 2019. Como a Secretaria de Cultura de Minas não havia liberado os recursos, o evento foi adiado para o período de 25 a 31 de dezembro.

 

 

Em 14 de agosto, o site da Prefeitura do Serro fez o seguinte anúncio:

 

"O Festivale "Da foz à nascente" acontecerá na cidade de Serro no período de 13 a 19 de outubro de 2019. O início festival coincidirá com a finalização da tradicional Festa do Queijo, numa feliz cooperação de preservação de culturas tradicionais do Jequitinhonha.

 

O evento reúne anualmente artistas, cantadores, atores, folcloristas e inúmeros apreciadores da cultura para uma grande festa popular. São feiras de artesanato e folclore, cursos, oficinas de teatro, artes plásticas, regadas com muita música, teatro e dança. Entre as atrações do Festivale destacam-se Festival da Canção, Noite Literária, Feira de Artesanato, apresentações de grupos de cultura popular, teatro e oficinas".

 

Faltando dois dias para o início do evento, a FECAJE – entidade responsável pela realização do evento – comunicou o adiamento para o final de dezembro.



No dia 12 de dezembro, a FECAJE publicou na sua página no facebook:

 

"O Diretor do Instituto Valemais,  Gonzaga Medeiros , assinou hoje, na presença do Dep. Estadual Dr. Jean Freire o convenio para a realização do 36º FESTIVALE "Da foz à nascente" que será realizado no período de 25 a 31 de dezembro na cidade do Serro. Informamos aos músicos e poetas classificados que será mantida a lista de classificação e que iremos abrir em breve inscrições para as oficinas".

 

Na oportunidade, o deputado estadual Dr Jean Freire esteve presente como parceiro e articulador da liberação junto ao Governo de Minas.

 

De novo

 

Estava tudo certo. A Secretaria de Cultura de Minas assinou o convênio com o Instituto Vale Mais para a execução das atividades, liberando R$ 250 mil. Porém, a Prefeitura do Serro colocou alguns empecilhos, acreditando que nesse período não haveria condições de realizar o 36º FESTIVALE “Da foz à nascente”.

 

A FECAJE ainda não soltou uma nota oficial sobre o adiamento do evento, mas sua página no Facebook já publicou o seguinte  comunicado:

 

“A FECAJE, O INSTITUTO SOCIOCULTURAL VALEMAIS E PREFEITURA DE SERRO ANUNCIAM ADIAMENTO DO 36º FESTIVALE "DA FOZ À NASCENTE"... EM BREVE, NOTA OFICIAL!”


O novo adiamento levou diversos agentes culturais a reclamarem nas redes sociais. Há uma indignação em relação  à falta de planejamento do Festivale.

 

Pode ser na última semana de janeiro

 

Nos bastidores, há uma articulação para a realização do evento na última semana de janeiro 2020.

 

O Festivale de 2019 já teve uma etapa realizada em Belmonte, na Bahia, no final de julho. Como o Governo de Minas se negou a liberar recursos para a realização do evento na Bahia, a FECAJE optou por realizar outro em  algum município do Vale do Jequitinhonha, em Minas. Os agentes culturais estão na espera.

 

Álbano Machado ( Blog do Banu)