Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Política

10/03/2020 - 16:19 - Fonte: Gazeta de Araçuai

DSA promove seminários para orientações sobre as eleições 2020

O ciclo de seminários está sendo direcionado a candidatos às próximas eleições, assessores políticos e advogados

Foto: Gazeta de Araçuai DSA promove seminários para orientações sobre as eleições 2020
Encontros estão sendo realizados na sede da DSA em Itamarandiba

 

No próximo dia 4 de outubro, os brasileiros irão às urnas para escolher prefeitos e vereadores.

 

A eleição,  será a primeira em que os partidos não poderão fazer alianças para disputar as câmaras municipais – somente para as prefeituras.

 

Faltando pouco mais de 6 meses para o pleito, os pré-candidatos começam a se organizar, e as eleições movimentam os bastidores da política.

 

Neste ano, o pleito terá regras novas, muitas delas criadas em razão da popularização das redes sociais ou em decorrência de problemas identificados pela Justiça Eleitoral . A principal alteração se refere às campanhas pela internet e às fake news.

 

Apesar de a votação ocorrer apenas em outubro, o lançamento de pré-candidatos está autorizado, e políticos e partidos devem observar as regras para não infringirem a legislação.

 

De olho neste cenário, a DSA Consultoria, com sede em Itamarandiba, sob a batuta do advogado David Aguilar, está realizando um ciclo de seminários regionais para esclarecer a candidatos e assessores políticos sobre a estruturação dos partidos nos municípios, escolha e registro de candidatos, propaganda eleitoral , condutas vedadas aos agentes públicos, entre outros temas ligados às eleições.

 

Os encontros estão sendo realizados na sede da DSA

 

Diretor geral da DSA- advogado David Sena Aguilar coordena o ciclo de seminários.

 

 

Quociente eleitoral

 

As dúvidas entre os participantes  geraram principalmente sobre  a  mudança no quociente  eleitoral com o fim das coligações e da fórmula usada para calcular  quantas vagas cada partido terá direito nos parlamentos a partir de 2020 (e que até o ano passado considerava partidos e coligações) e ainda das prestações de contas das campanhas e fundo partidário.

 

 

Encontros incluem pausa para o café.

 

O ciclo de seminários que nesta primeira etapa que antecede as eleições,  segue até dia 12 de março, vai abranger cerca de 70 municípios de atuação da DSA.

 

Nesta terça-feira (10), o ciclo de debates contou com cerca de 50 participantes das cidades de Araçuai, Berilo, Francisco Badaró, José Gonçalves de Minas, Ponto dos Volantes, Virgem da Lapa, Chapada do Norte, Novo Cruzeiro, Jenipapo de Minas,  e Leme do Prado,  além de advogados,  contadores e assessores.

 

A DSA Assessoria e Consultoria atua há mais de uma década em todas as esferas administrativas, subsidiando o gestor com mecanismos legais aptos a promoçã da gestão pública de qualidade, com eficiência e segurança.

 

Sérgio Vasconcelos

Repórter