Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Cidades

10/03/2020 - 17:36 - Fonte: Cemig

Cemig desmente abertura das comportas da Barragem de Irapé

De acordo com a Cemig o reservatório está em 65% de armazenamento, apresentando ainda um amplo volume vazio

Foto: arquivo Cemig desmente abertura das comportas da Barragem de Irapé
A Hidrelétrica de Irapé foi inaugurada em 2006

A Cemig Geração e Transmissão S.A. informa em nota encaminhada à imprensa,  que não é verídica a  informação veiculada via redes sociais sobre a abertura de comportas da Usina Hidroelétrica de Irapé.

 

Segundo a nota, neta terça-feira, 10 de março, o reservatório está em 65% de armazenamento, apresentando ainda um amplo volume vazio para comportas cheias naturais produzidas pelo Rio Jequitinhonha.

 

Apesar dos eventos chuvosos do início do ano de 2020, a usina mantém a operação apenas para geração de energia, sem praticar nenhum vertimento ao longo desse período. Ainda assim, vale destacar que todas as comunicações de vertimento são comunicadas previamente às coordenadorias de proteção e defesa civil dos municípios a jusante do empreendimento- finaliza a nota.

 

Entrada da usina de Irapé

 

Sobre Irapé

 

 

Usina Hidrelétrica de Irapé, ou Usina Presidente Juscelino Kubitschek, é uma usina hidrelétrica localizada nos municípios de Grão Mogol e Berilo, no estado de Minas Gerais, no Brasil. Ela foi construída no Rio Jequitinhonha com uma potência nominal instalada de 360 megawatts. Possui a barragem mais alta do Brasil e uma das mais altas do mundo, com 208 metros. A usina, que foi inaugurada em 2006, pertence à Companhia Energética de Minas Gerais e está entre as usinas mais modernas instaladas no Brasil.

 

 

l.