15/12/2021 às 16h21min - Atualizada em 15/12/2021 às 16h21min

Campanha vem pro Kiau Heineken, ganha adeptos nas redes sociais

A idéia é sensibilizar os executivos da cervejaria a instalar sua nova fábrica em Araçuai

 
Desde a última terça-feira (14) começou a circular pelas redes sociais, uma campanha para sensibilizar a diretoria executiva da Heineken a instalar sua nova fábrica em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha(MG).
A peça publicitária intitulada “Vem pro K-iau Heineken”, argumenta que Araçuai possui todas as condições para ser a nova casa da maior cervejaria do mundo, no Brasil.

Araçuai é conhecida por K-iau, em uma alusão ao seu antigo nome “Calhau”.
 
A cervejaria Heineken anunciou, na segunda-feira (13), que desistiu de construir uma fábrica em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. E que, em breve, vai anunciar o local onde pretende implantar a nova unidade de produção de cervejas, em Minas.


O projeto da cervejaria no município gerou polêmica, porque as instalações ficariam em uma região próxima ao sítio arqueológico onde foi encontrado o crânio de ‘Luzia’, mais antigo fóssil humano das Américas. 
A obra em Pedro Leopoldo foi embargada em setembro pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A alegação foi de que a fábrica ameaçaria o Monumento Natural Estadual Lapa Vermelha, onde foi encontrado o crânio de Luzia.




Em outubro, a cervejaria conseguiu uma liminar judicial autorizando a instalação da fábrica, mas preferiu não iniciar as obras enquanto o imbróglio não fosse resolvido. Ainda no mesmo mês, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) recomendou à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) que suspendesse a construção. Segundo os promotores, a justificativa era o potencial poluidor e pode causar impactos ao patrimônio arqueológico e espeleológico, bem como ao sistema hidrológico da região onde a fábrica seria implantada.



Na semana passada, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informou que a licença ambiental concedida à empresa não apresentava vícios ou ilegalidades que justificassem a suspensão da licença. 

Nesta segunda, a Heineken declarou, em nota, que o volume de produção prometido para 2023, quando a fábrica de Pedro Leopoldo começaria a operar, será suprido por investimentos adicionais em outras unidades da cervejaria no Brasil, como a unidade de Ponta Grossa, no Paraná.

A empresa não antecipou nenhuma informação sobre a região onde ela será instalada ou para quando  está prevista o início das obras  em outro local.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadearacuai.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp