Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Saúde

18/03/2020 - 17:38 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Prefeito de Araçuai edita decreto com medidas de prevenção ao Coronavírus

Entre as medidas estão a suspensão das aulas nas escolas municipais por tempo indeterminado e os alvarás para eventos públicos.

Foto: arquivo Prefeito de Araçuai edita decreto  com medidas de prevenção ao Coronavírus
Vista aérea parcial de Araçuai

 

A Prefeitura de Araçuai, no Vale do Jequitinhonha (MG) suspendeu por tempo indeterminado  diversas atividades no município numa tentativa de conter a transmissão do coronavírus, o Covid-19.

 

 As  medidas integram o Decreto 30 de 18 de março de 2020, publicado no site da prefeitura, e passam a vigorar a partir desta quarta-feira (18). Até o momento a  assessoria de Comunicação da prefeitura não encaminhou nenhuma nota  aos veículos de Comunicação para que as medidas cheguem ao conhecimento público.

 

Entre as medidas estão suspensas as aulas em todas as escolas municipais, bem como concessões de alvarás para eventos públicos de quaisquer natureza, e a cassação dos alvarás expedidos e ainda a paralisação de todos os eventos públicos.

 

O Decreto suspende ainda o funcionamento da biblioteca pública, ginásio poliesportivo, escolinhas de futebol municipal, estádio municipal, quadras de futsal municipais, e demais eventos que dependem de alvará da prefeitura.

 

Visitas ao hospital São Vicente estão suspensas.

 

 

Saúde

Na área da Saúde estão suspensas as viagens realizadas pelo município para Tratamento fora do Domicílio (TFD), excetuados  situações de emergência  para os casos de hemodiálise, tratamento de câncer e casos cardiovasculares. Também estão suspensas as consultas, exames e cirurgias eletivas.

 

As visitas técnicas e estágios em geral na Policlínica, UBS e Centros de consultas especializadas também estão suspensas. As visitas à pacientes no hospital e casas de acolhimento também estão suspensas.

 

Também estão suspensas as atividades nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), CAPS e CAPS-AD. Atendimentos serão realizados apenas em casos de emergência.

 

Pelo Decreto estão canceladas as viagens de servidores para treinamentos, capacitações e participações em eventos, exceto para fins de orientações ao enfrentamento do Coronavírus.

 

Há ainda recomendações para que idosos, crianças e portadores de doenças crônicas pulmonares evitem locais públicos e permaneçam em casa.

 

O prefeito, Armando Paixão (PT) pede ainda que as instituições da rede privada de ensino adotem os mesmos critérios do município no que se refere à suspensão das aulas, e evitem a realização de eventos que haja aglomeração de pessoas.

 

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão permanecer abertas em horário normal- de 7 às 11 horas e de 13 às 17 horas.

 

A Secretaria Municipal de Saúde promete realizar campanhas preventivas em espaços públicos para enfrentar o Coronavírus.

 

Através do Decreto foi criado o Comitê Municipal de Prevenção e Combate ao Coronavírus mas a prefeitura não divulgou quem faz parte desse comitê e quais serão suas competências.

 

Gazeta de Araçuai