Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Saúde

21/03/2020 - 12:44 - Fonte: SES

SES diz que não há casos confirmados de Coronavírus no Vale do Jequitinhonha

Ainda segundo a Secretaria Estadual de Saúde, total de casos confirmados no estado, sobe de 29 para 38; casos suspeitos ultrapassam 4 mil. Boletim oficial foi divulgado na sexta-feira.

Foto: arquivo SES diz que  não há casos confirmados de Coronavírus no Vale do Jequitinhonha
Mapa do Vale do Jequitinhonha divididos em suas três mesorregiões. Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha

 

O Boletim Informativo Diário da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgado na última  sexta-feira (20) às 17h, revela que os Vales do Jequitinhonha e Mucuri possuem 28 notificações de  suspeita de infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19). Os casos estão em investigação como suspeitos e os resultados devem ser divulgados nos próximos dias.

 

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Comissão Técnica de Enfrentamento ao Covid-19, dois casos suspeitos estão sendo investigados em Salinas. Um deles é de uma mulher, de 58 anos, que viajou para os EUA; ela já colheu material para exames. A comissão não divulgou informações sobre o outro paciente.

 

 

Foram notificados casos suspeitos de Covid-19 nos municípios de:

 

Município

Caso suspeito

Caso confirmado

Total Geral

Almenara

 

2

0

2

Capelinha

 

1

0

1

Chapada do Norte

 

1

0

1

Diamantina

 

10

0

10

Itamarandiba

 

1

0

1

Itaobim

 

3

0

3

Jordânia

 

1

0

1

Mata Verde

 

1

0

1

Minas Novas

 

1

0

1

Ponto dos Volantes

 

1

0

1

Jequitinhonha

 

1

0

1

Catuji

 

1

0

1

Teófilo Otoni

 

4

0

4

 

Falha  na  comunicação por parte da prefeitura de Araçuai, pegou muita gente de surpresa com o fechamento do mercado municipal neste sábado (21).

 

Apesar das restrições pouco divulgadas, comércio funciona normal em Araçuai

 

Em Araçuai, município com cerca de 37.800 habitantes, o eventual prefeito Armando Paixão (PT) se limitou a baixar um decreto suspendendo atividades em setores da prefeitura, tais como escolas municipais,  biblioteca, estádio e ginásio poliesportivo e Centro de Referência de Assistência Social- CRAS/CREAS e CAPS, além de suspender viagens de servidores e  emissão de alvarás que dependem da prefeitura.

 

Na última sexta-feira (20) circulou um comunicado pelas redes sociais,. sobre   a suspensão da tradicional feira livre do mercado municipal. Muita gente ficou em dúvida, com receio de tratar-se de fake news já que o eventual prefeito Armando Paixão (PT) ( que é médico ) não fez nenhum pronunciamento oficial e nem utilizou os veículos de Comunicação para divulgar as medidas. A assessoria de Comunicação da prefeitura também não se pronunciou para confirmar a veracidade do comunicado.

 

Durante a manhã de sábado,  um veículo da prefeitura circulou pelas ruas da cidade com um comunicado sobre as medidas. " A velocidade com que o carro passa, não dá sequer para ouvir o que realmente  está sendo anunciado", reclamam os moradores.  

 

Feirantes  da zona rural reclamaram da falta de informações da prefeitura sobre fechamento do mercado e expuseram seus produtos na área externa.

 

Apesar  das medidas contra o Coronavírus,   o comércio de Araçuai funcionou sem muitas restrições. Feirantes da zona rural que foram apanhados de surpresa por falta de informações, expuseram seus produtos na parte externa do mercado. Até o momento o município não registrou nenhum caso suspeito de Coronavírus. Supermercados, farmácias, postos de combustíveis, padarias e algumas lojas de varejo, estão funcionando normalmente na cidade.

 

Gazeta de Araçuai