Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Cidades

26/03/2020 - 16:24 - Fonte: CNBB/Gazeta de Araçuai

Papa aceita renúncia do bispo de Araçuai

Bispo alegou problemas de saúde física e psicológica para justificar pedido de renúncia. Ele passa agora a ser bispo emérito de Araçuai

Foto: arquivo Papa aceita renúncia do bispo de Araçuai
Dom Marcelo Romano tem 54 anos. É mineiro de Conceição do Mato Dentro

 

 

 

 

O Papa Francisco acolheu nesta quarta-feira, 25, o pedido de renúncia de Dom Marcello Romano ao governo pastoral da diocese de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha (MG) , nomeando Dom José Carlos Brandão Cabral, bispo diocesano de Almenara (MG), como administrador apostólico daquela sede.

 

Dom Marcello Romano, mineiro, de Conceição do Mato Dentro (MG), tem 54 anos. Ele  foi ordenado bispo no dia 8 de setembro de 2012, em sua cidade natal. Sua posse como bispo de Araçuaí ocorreu uma semana depois, em 16 de setembro.

 

Em carta dirigida aos fiéis da Diocese, Dom Marcelo alegou problemas de saúde  física  e psicológica para justificar sua renúncia.

 

 Dom Marcelo é portador  de diabetes. Em julho de 2014 ele chegou a sofrer um acidente de carro nas proximidades da cidade de Turmalina no Alto Vale do Jequitinhonha. O bispo teve a clavícula e o úmero afetados.

 

A partir de agora, Dom Marcelo passa a ser bispo emérito da Diocese de Araçuai,  título conferido a um bispo diocesano cuja renúncia foi aceita. Normalmente o bispo diocesano apresenta a renúncia após completar 75 anos de idade.

 

Em sua carta de renúncia Dom Marcelo assegura que vai continuar visitando as comunidades eclesiais, visitando as famílias, levando conforto aos doentes, atendendo confissões, acolhendo e aconselhando a quem precisar. “ Tudo isso procurei fazer como bispo, mas de forma limitada”, escreveu o religioso.

 

Ainda na carta, o bispo pede perdão a todos que ele ofendeu ou decepcionou.

 

A Diocese de Araçuai possui 34 padres, 26 paróquias e 950 comunidades eclesiais em um território que abrange cerca de 370 mil pessoas.

 

 

Gazeta de Araçuai