Notícias » Cidades
Represa se rompe em Novo Cruzeiro, causa destruição, e PM nega informações
A represa, conhecida como Barragem do Japonês, se rompeu por volta das 17 horas desta segunda-feira (30). Invadiu casas da Comunidade da Saudade e deixou um rastro de destruição. Corpo de Bombeiros de Teófilo Otoni informou que não foi acionado.

Uma represa localizada na Comunidade do Córrego da Saudade, na zona rural de Novo Cruzeiro (MG) conhecida por barragem do Japonês, se rompeu no final da tarde desta segunda-feira (30) provocando enormes danos materiais nas propriedades e casas da localidade. Imagens que circulam pelas redes sociais mostram uma grande quantidade de água e lama invadindo as casas.
O rompimento da barragem ocorreu por volta das 17 horas mas até o momento, nenhuma autoridade do município se pronunciou sobre o assunto. Moradores disseram que o rompimento foi provocado por um trator, após o início de obras para expansão da estrutura.
Apesar da gravidade da situação, a Polícia Militar de Novo Cruzeiro, evitou falar com jornalistas que procuravam informações. “ Não temos nenhuma informação”, afirmou durante a noite o Cabo Romário,. O policial se negou até mesmo a passar o telefone do hospital local. “ Não temos vítimas”, garantiu. No entanto, há familias desabrigadas.
O prefeito não foi localizado para falar sobre o assunto. Moradores da localidade foram surpreendidos com a enxurrada de água e lama. " Perdi tudo", disse uma moradora .
A Comunidade da Saudade fica a 6 km do centro da cidade. " Não há risco da população urbana ser atingida", afirmou o Cabo Romário. As águas irão atingir o rio Gravatá que banha várias comunidades rurais do município de Araçuai. " Estamos apreensivos porque não sabemos o volume de água que vai chegar. Não há nenhuma informação aqui em nossas comunidades", disse um morador do povoado de Alfredo Graça, banhado pelo rio Gravatá, em Araçuai.
No meio da tragédia, moradores encontraram tempo para capturar um pintado.
Até o momento, não há informações sobre feridos ou desaparecidos. A Polícia Militar de Novo Cruzeiro, através do Cabo Romário, informou que só vai se pronunciar sobre o fato nesta terça-feira (31) quando deverá divulgar dados da tragédia . O Cabo disse ainda que a Polícia Ambiental, que acompanha o caso, não iria se pronunciar.
Sérgio Vasconcelos
Repórter
Mais notícias
- 07:29É falso que Argentina comprou fornos para cremar mortos pela vacina chinesa
- 11:43ALUGA-SE CASA DE 2 ANDARES NO BAIRRO SANTA TERESA EM ARAÇUAI
- 16:12Péricles Ferreira, ex-deputado e ex-prefeito de Salinas morre vítima da Covid-19
- 08:52Criança de 1 ano e 9 meses morre afogada em Itamarandiba
- 10:58Avião sai da pista em aeroporto e deixa feridos em Diamantina
Comentários
Últimas notícias
- 12:45Antiga estrada da Bahia-Minas entra na rota do cicloturismo
- 18:20MAB cobra da Cemig retomada de projeto para construir usina solar em Grão Mogol
- 17:42Jovem de 23 anos é morto a tiros em comunidade da Itinga
- 17:19Araçuai receberá inicialmente, 347 doses de vacina contra Covid-19
- 12:39Prefeitura de Araçuai divulga novas medidas para enfrentamento ao Covid-19
- 07:29É falso que Argentina comprou fornos para cremar mortos pela vacina chinesa