Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Cidades

31/03/2020 - 14:36 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Moradores contabilizam prejuízos após rompimento de represa em Novo Cruzeiro

Acidente ocorreu no final da tarde desta segunda-feira (30) e levou pânico aos moradores da pequena comunidade do Córrego da Saudade.

Foto: divulgação Moradores contabilizam prejuízos após rompimento de represa em Novo Cruzeiro
Rompimento da represa provocou destruição de plantações dos moradores

 

 

Pelo menos duas famílias da Comunidade do Córrego da  Saudade , a 6 km de Novo Cruzeiro,  no Vale do Jequitinhonha, estão desalojadas após o rompimento de uma barragem de água, conhecida como Represa do Japonês.

 

 O acidente ocorreu por volta das 17 horas dessa segunda-feira (30), levando pânico aos moradores. Não há registros de pessoas feridas. De acordo com a assessoria de Comunicação da  prefeitura,  cerca de 50 famílias foram atingidas. Elas  perderam suas plantações, móveis, eletrodomésticos e danos nos imóveis causados pela lama e enxurrada.

 

 Moradores disseram que o rompimento foi  provocado , após o  uso de uma retroescavadeira  para expansão da estrutura da represa que fica em uma propriedade particular e seria utilizada para criatório de peixes. A represa de acordo com a PM tem 14 mil metros de espelho d'água com profundidade de 1 metro e meio.

A força da água arrastou  a máquina mas o operador se salvou.

 

Defesa Civil está no local.

 

 Nesta terça-feira, (31) a Defesa Civil do município e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente  estavam  cuidando dos primeiros levantamentos sobre  as reais causas do acidente,  e  ainda , vistoriando  se as casas menos atingidas pela água poderão ser reocupadas nos próximos dias.

 

"Nós ouviremos os moradores, o dono da propriedade onde a barragem está, o engenheiro responsável pela obra de expansão e os trabalhadores. Sabemos apenas que a estrutura não suportou a força da água e se rompeu” informou  a assessoria de comunicação de Novo Cruzeiro.

 

Rompimento da represa deixou um rastro de lama e destruição na Comunidade da Saudade.

 

Ainda segundo a assessoria,   a prefeitura já disponibilizou equipe do Departamento de Obras, da Secretaria de Assistência Social, bem como a equipe da Defesa Civil municipal, para auxiliar as famílias atingidas e restaurar o trafego nas estradas vicinais.

 

Sérgio Vasconcelos

Repórter