Notícias » Cidades
Agricultoras de Itaobim fabricam máscaras de proteção respiratória
Voluntárias ajudam o sistema de saúde do município, que não encontra o produto no mercado

Um grupo de 14 mulheres distribuídas nas comunidades rurais de Sapucaia e Olhos d’água estão fabricando máscaras faciais de proteção respiratória para atender à demanda do sistema municipal de saúde. O sistema é composto de oito equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), postos de saúde e um hospital. Este último, além de atender a população do município, recebe pacientes da região, das cidades de Ponto dos Volantes, Itinga e Monte Formoso, entre outras.
“São cerca de cem a 200 máscaras em média por dia, feitas com três camadas de TNT, fornecido pela prefeitura. O objetivo é abastecer o sistema de saúde daqui. A prefeitura está tendo dificuldade de encontrar o produto para comprar, no mercado convencional”, explica a técnica do escritório local da Emater-MG, Rosária Gomes Franca. Ela assiste e acompanha os dois grupos femininos envolvidos na ação voluntária.
“Aceitamos doar o nosso tempo, a pedido da prefeitura, pois essas máscaras não são encontradas mais em lugar nenhum. Até o dia 1 de abril por exemplo, concluímos a fabricação de 1.200 máscaras. Elas serão entregues à assistência social que faz a divisão para os setores de Saúde”, conta a presidente da Associação Comunitária de Moradores da Comunidade de Sapucaia, Joana d’arc de Almeida Silva, que integra um coletivo de sete voluntárias e cede a própria casa para os trabalhos.
As máscaras são produzidas com máquinas de costura que as mulheres de Sapucaia e Olhos d’água ganharam para implementação de um projeto de ocupação e renda, que vai beneficiar também outras duas comunidades. “Já tínhamos esses equipamentos de um programa anterior, um sonho em que pudéssemos gerar renda para nossas famílias. Aqui no Vale do Jequitinhonha emprego é difícil e a vida também, com essa seca danada”, pontua a líder das mulheres de Sapucaia.
As mulheres rurais de Itaobim são assistidas pela Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Elas fazem parte do projeto Bordados e Costuras Criativas, que vai incluir também as comunidades rurais de São João e Córrego Novo, num total de 40 pessoas, a maioria mulheres. A iniciativa foi implementada pela Emater-MG em parceria com a prefeitura municipal.
Mais notícias
- 07:29É falso que Argentina comprou fornos para cremar mortos pela vacina chinesa
- 11:43ALUGA-SE CASA DE 2 ANDARES NO BAIRRO SANTA TERESA EM ARAÇUAI
- 16:12Péricles Ferreira, ex-deputado e ex-prefeito de Salinas morre vítima da Covid-19
- 08:52Criança de 1 ano e 9 meses morre afogada em Itamarandiba
- 10:58Avião sai da pista em aeroporto e deixa feridos em Diamantina
Comentários
Últimas notícias
- 12:45Antiga estrada da Bahia-Minas entra na rota do cicloturismo
- 18:20MAB cobra da Cemig retomada de projeto para construir usina solar em Grão Mogol
- 17:42Jovem de 23 anos é morto a tiros em comunidade da Itinga
- 17:19Araçuai receberá inicialmente, 347 doses de vacina contra Covid-19
- 12:39Prefeitura de Araçuai divulga novas medidas para enfrentamento ao Covid-19
- 07:29É falso que Argentina comprou fornos para cremar mortos pela vacina chinesa