Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Cidades

10/04/2020 - 09:47 - Fonte: HD

Governo de Minas vai orientar prefeitos que pretendem flexibilizar isolamento social

De acordo com o governador, mais de 200 municípios do Estado já teriam flexibilizado, de alguma forma, as medidas de isolamento social

Foto: arquivo Governo de Minas vai orientar prefeitos que pretendem flexibilizar isolamento social
Virgem da Lapa está entre os municípios que está flexibilizando medidas

O governo de Minas está elaborando um protocolo, para ser divulgado na próxima semana, com orientações para os prefeitos que decidirem flexibilizar o isolamento social em seus municípios. A informação foi apresentada pelo governador Romeu Zema durante coletiva em Brasília, nesta quinta-feira (9), após reunião entre ele, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

 

De acordo com o governador, mais de 200 municípios do Estado já teriam flexibilizado, de alguma forma, as medidas de isolamento social determinadas em decreto estadual há três semanas. O protocolo garantiria que esses decretos municipais seguissem orientações da Secretaria de Estado de Saúde. De acordo com o governador, o texto deve orientar o uso de máscaras e outros equipamentos, além de limitar o número de pessoas dentro dos estabelecimentos.

 

 
 

“Queremos algo muito responsável. E a curva dos casos do novo coronavírus em Minas tem se comportado de maneira melhor do que em outros estados. Minas tem feito a lição de forma adequada”, explica o governador.

 

Zema defendeu a flexibilização em cidades onde não houve confirmação de paciente com a Covid-19. “Temos muitos municípios em Minas sem nenhum caso de contágio. Será que esse município tem que ficar com tudo fechado? Tem algum efeito fechar todas as atividades? Mas, a decisão depende de cada prefeito”, diz.

 

De acordo com boletim epidemiológico desta quinta-feira da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Minas tem 655 casos confirmados em 80 municípios. Porém, vale lembrar que há 56.807 notificações pendentes de resultados no Estado. Até o momento, 15 mortes foram confirmadas e outras 117 são investigadas. Até esta quarta-feira (8), a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, havia realizado 5.300 exames para a Covid-19.

 

De acordo com levantamento do site Coronavírus MG, 81,9% das cidades mineiras com notificações continuam sem resultados de testes. Entre elas, está Pará de Minas, onde houve 233 notificações para Covid-19, mas nenhuma confirmação.