Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Saúde

13/04/2020 - 08:38 - Fonte: G-1

Hospital de campanha com cerca de 80 leitos começa a ser estruturado em Salinas

Segundo a Prefeitura, as adaptações são feitas com recurso próprio e com doações.

Foto: divulgação Hospital de campanha com cerca de 80 leitos começa a ser estruturado em Salinas
A Unidade vai funcionar no Hospital Veterinário do Instituto Federal do Norte de Minas, inaugurado em março deste ano.

Um hospital de campanha com cerca de 80 leitos está sendo estruturado para atender pacientes com sintomas leves de coronavírus em Salinas, no Vale do Jequitinhonha (MG). A Unidade vai funcionar no Hospital Veterinário do Instituto Federal do Norte de Minas, inaugurado em março deste ano.

 

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Marlúcia de Fátima Maia, as adaptações estão sendo feitas com recurso do município e com doações da própria população.

 

Estamos providenciando os materiais que serão utilizados como colchões, roupas de cama e suporte para soro. Vamos preparar toda a estrutura e depois, solicitar junto ao Estado a habilitação como hospital de campanha para recebermos recursos do Governo”. disse a secretária.

 

Além da estrutura física, as camas que serão utilizadas nos leitos também foram cedidas pelo Instituto Federal.

 

“O alojamento que recebe os estudantes de outros municípios foi reestruturado e passou a ter camas fixas de alvenaria. Agora, as antigas beliches estão sendo reformadas para usar no hospital “, informou o chefe de gabinete do IFNMG, Rafael Correia de Oliveira.

 

A expectativa é de que a Unidade emergencial comece a funcionar até o fim do mês de abril para atender pacientes com ou sem encaminhamento. Todos os profissionais de saúde do município estão sendo capacitados desde médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, farmacêuticos e assistente social.

 

As capacitações estão acontecendo três vezes ao dia e estamos fazendo um cronograma para capacitar profissionais de outros municípios jurisdicionados a região de Salinas. Inicialmente, vamos trabalhar com a equipe que já temos, mas se houver necessidade, outros profissionais serão contratados”, disse a Secretária de Saúde

 

 

UTI

 

O Hospital Municipal de Salinas conta com cinco leitos com estrutura de UTI preparados para receber pacientes em estado grave de coronavírus.

 

De acordo com a Secretária de Saúde, Marlúcia de Fátima Maia, o município aguarda o envio de equipamentos do Estado para aumentar esse número.

 

“O Estado fez um mapeamento das cidades que tinham estrutura para habilitar leitos de UTI e Salinas está preparada para acolher mais 10. Fizemos um plano de contingência e solicitamos o pleito ao Estado, e estamos aguardando”.