Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Saúde

26/05/2020 - 10:31 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Prefeitura de Araçuai confirma 2º caso de Covid-19 no município

De acordo com informações da secretaria municipal de Saúde, trata-se de uma mulher de 38 anos, residente na zona rural.

Foto: arquivo Prefeitura de Araçuai confirma 2º caso de Covid-19 no município
Vista área parcial do centro de Araçuai

A Prefeitura de  Araçuai, no Vale do Jequitinhonha (MG) confirmou mais um caso de coronavírus no município. A paciente, de 38 anos,  está em isolamento domiciliar, depois de ter passado pelo hospital da cidade, onde fez a sorologia e testou positivo. Ela completou os 14 dias de isolamento  e o  estado de saúde dela é  estável, segundo a secretária de saúde, Rita Capdeville, que é médica e vice-prefeita.

 

Ao todo,  segundo ela, foram confirmados  2 casos da doença  em Araçuai, e um paciente, uma criança de 6 meses já é considerado curado.  Segundo o município, o paciente foi avaliado pela Atenção Primária e não apresenta mais sintomas.

 

O caso da criança se transformou em uma grande polêmica na cidade, já que os pais não foram contaminados. Um pastor evangélico fez vídeos com a família mostrando o estado de saúde dela, alegando que a noticia de contaminação da criança poderia ser uma farsa. O caso foi encaminhado para investigação da Polícia Civil.

 

 

Boletim informativo da prefeitura de Araçuai.

 

No vídeo desta segunda-feira (25),  de  6 minutos e 39 segundos, a secretária informou que a vacina de gripe e sarampo, estão disponíveis  até 5 de junho,  e que ainda tem muita criança para se vacinar, além de pessoas de 50 a 59 anos ( vacina de gripe ).

 

As vacinas estão disponíveis nos PSFs e Policlínica.

 

Ainda de acordo com a secretária o município recebeu 360 testes do Ministério da Saúde para covid-19. “O vírus está circulando, mas não temos mais que seguir a pista epidemiológica dele, e fazer teste em todo mundo. As pessoas  não precisam fazer testagem se estiverem  assintomáticas. Se eu sou casada e adoeço de covid-19 e  meu marido não apresentar sintomas, meu marido não precisa testar. Testar desnecessariamente traz mais transtornos, mais  complicações e mais dúvidas já que os teste não são tão fidedignos assim,  esta é a recomendação do Ministério da Saúde”,- disse a secretária.

 

Para ela, o ideal ainda é o isolamento social. “É tempo de contenção. Lavar as mãos sempre, usar álcool em gel, ficar em casa. Vamos ser conscientes. Não vamos fazer churrasco, não vamos fazer festa. O vírus está solto por ai- finalizou a secretária.

 

Segundo o último boletim epidemiológico,  o município apresenta 172 notificações, 129 pacientes que já cumpriram a quarentena e passaram pelo período de observação em que poderiam adoecer, 24 casos descartados  por exame, 1 caso internado, 16 em monitoramento, e 2 casos confirmados.

 

Por conta do Coronavírus, parte do comércio permanece fechada. Apenas farmácias, supermercados, padarias, açougues, casas veterinárias estão com permissão de funcionamento.

 

Sérgio Vasconcelos

Repórter