Notícias » Sociedade
Idosa de Pedra Azul faz 100 anos e ganha carreata surpresa de presente
Natural de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha (MG), dona Maria Dias vive há 50 anos em Montes Claros.

Os familiares de dona Maria Dias já tinham planejado: quando ela completasse 100 anos, a festa seria pra lá de especial. O problema é que a pandemia mudou os planos de todos justamente quando a data chegou. Mudou, mas não anulou.
No último domingo (5), a idosa, nascida em Pedra Azul e moradora de Montes Claros (MG) ganhou uma carreata de aniversário com direito a balões, frases nos vidros dos carros e buzinaço. Cerca de 50 pessoas estiveram na porta da casa dela para cantar parabéns.
“Minha mãe foi e continua sendo uma guerreira. Há três meses eu não a via, porque não pode ter contato para evitar o vírus. Ela achou que o aniversário ia passar em branco, mas de jeito nenhum permitiríamos isso, nos adaptamos e deu certo”, conta a filha Beatriz Ribeiro.
Os mais novos também se emocionaram com a festa improvisada, como aconteceu com Luiza Marques, de 12 anos, uma das bisnetas da centenária.
“Nunca tinha participado de uma festa assim, onde não podemos abraçar quem festeja. Mas é por causa do coronavírus. Eu já aprendi muito com a bisa, principalmente a ser forte. Ela é forte. Meu coração está pulando igual doido aqui”, brinca a menina.
Outra bisneta, a Laila Barbosa, foi quem tomou a iniciativa de decorar a porta da casa da bisavó. Montou um cenário rosa e colocou mesinha com bolo e brigadeiro para festejar.
“É tão gratificante presenciar tudo isso ao lado da família. Todo mundo ficou emocionado, chorou. E não é para menos, porque é um marco que poucos alcançam. Claro que os planos eram outros, mas a realidade nos impôs restrições. O importante é que deu certo, de um jeitinho improvisado”, diz.
Vida de lutas e alegrias
Dona Maria Dias tem 14 filhos, 37 netos, 50 bisnetos e 2 tataranetos. E a família vai aumentar: tem mais dois bisnetos a caminho. Natural de Pedra Azul (MG), ela trabalhou na roça desde pequena, para ajudar nas despesas de casa.
Quando ficou ficou viúva, há 50 anos, ela mudou para a maior cidade do Norte de Minas, onde continuou a trabalhar na terra.
“Quando eu era criança, plantava milho com a vovó. Ela abria os buraquinhos no chão para eu lançar as sementes. Ficava agarrada nela igual carrapato. Se eu aprontasse, ela chamava a atenção brava. Muito brava. Mas era para o meu bem. Tenho memórias lindas com ela, de muita luta e persistência”, relembra a neta Maria Verônica Barbosa.
Maria é mulher de fé. Segundo os filhos, ela ora todos os dias, às vezes com cochichos audíveis, pedindo proteção para os dela. “Quando eu era criança, ia à igreja, na companhia de minha mãe e avó. Ela me ensinou princípios inegociáveis. Eu sou o que sou porque ela me fez assim. Sempre quando a vejo, peço a benção. Ela amorosamente responde ‘Deus te abençoe’. Nada paga isso”, revela o neto Altamir Marques.
Mas a saúde, de modo geral, requer acompanhamento médico. “Em dezembro do ano passado, minha tia teve um infarto. Uma veia do coração ainda está entupida, por isso, todo cuidado é pouco. É Deus que sustenta a vida dela, porque já foram muitas idas e vindas a hospitais”, relata o sobrinho Ricardo Vianna, que perdeu a mãe, irmã de dona Maria; se ela fosse viva, completaria 100 anos em 2021.
“Se eu não tivesse em fé em Deus, eu estava vivendo? Estava não”, responde dona Maria. Ela ainda conserva o humor de anos atrás. “Você está doida? Eu gosto de todos! Imagina se eu vou gostar de um e deixar os outros desprezados. Gosto de todos igual, todos igual”, fala quando pergunto se ela tem um filho preferido.
Aos 100 anos, ela ultrapassou e muito a expectativa de vida do brasileiro. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média é 76,3 anos. Para alcançar essa marca, Dona Maria revela o segredo da longevidade.
Tem segredo não. Quer dizer, nada me aborrece, tenho tristeza não. São tantas coisas que me deixam feliz. Eu sou feliz”, resume ela.
Últimas notícias
- 08:21Variante da Covid-19 chega à Araçuai
- 18:35Homem foge à pé após assaltar posto de combustível em Araçuai
- 20:07Toque de recolher é suspenso em todo o estado de Minas Gerais
- 18:04Homem é preso após furtar celulares na área da maternidade do hospital de Araçua
- 15:02Acidente com Van de Novo Cruzeiro, deixa 3 feridos na BR-381.
- 07:00Agnaldo Timóteo morre de COVID-19, aos 84 anos, no Rio