Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Política

01/09/2020 - 19:08 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Empresário desiste de disputar a prefeitura de Araçuai

Decisão já era conhecida das lideranças politicas desde segunda-feira (1) mas só foi confirmada na noite desta quarta-feira (2)

Foto: divulgação Empresário desiste de disputar a prefeitura de Araçuai
Joaquim Alves alegou questões familiares e pessoais para desistir da disputa.

 

 

O empresário Joaquim Alves, o Joaquim da Asa Leste, não será mais candidato a prefeito de Araçuai, no Vale do Jequitinhonha (MG). Ele é filiado ao PSD e  havia anunciado  sua pré-candidatura na semana passada.

 

Alegando questões familiares e pessoais, o empresário reuniu em sua casa, na noite desta terça-feira (1), apoiadores e membros do   partido ao qual é filiado, para anunciar a decisão que foi confirmada  na noite desta quarta-feira (2).

 

Ex- aliado do PT- Partido dos Trabalhadores- o empresário aceitou ser pré-candidato,  após inúmeras reuniões com lideranças políticas municipais. A candidatura do empresário chegou a ser  vista como uma fragmentação da esquerda, já que boa parte dos  membros  do PSD e simpatizantes da candidatura dele,  foram  no passado, de uma ou outra forma, ligados ao PT.

 

Para vice em sua chapa, o empresário convidou o cirurgião-dentista, Kélvio Marcilio (PODEMOS), primo do deputado federal, Igor Timo. Ele chegou a aceitar a dobradinha.

 

Nesta quinta-feira (3) o PSD deverá se reunir para discutir o apoio à provável candidatura do Marcilio, que assumiria a cabeça de chapa em substituição ao empresário.A vaga de vice deverá ser discutida com os partidos de oposição ao PT, entre eles, o MDB.

 

 

O médico Airton Jardim é o pré-candidato a prefeito pelo MDB.

HORA DE UNIR 

 

Também nesta quinta-feira (3) o MDB- Movimento Democrático Brasileiro- principal partido de oposição ao PT,também deverá reunir suas lideranças para avaliar o quadro sucessório. A palavra de ordem é unir a oposição.  Na última  quarta-feira,(26) o partido lançou o médico Airton Jardim como pré-candidato à prefeitura. Já o PT, partido que administra a prefeitura de Araçuai, deverá lançar a ex-prefeita Maria do Carmo Silva, a Cacá, como pré-candidata, tendo como aliado o PC do B- Partido Comunista do Brasil.

 

O vereador e ex-presidente da Câmara Carlindo Dourado (REPUBLICANO), também já anunciou sua pretensão como pré- candidato a prefeito.

 

Até o momento, contudo, não houve avanços nas alianças , já que nenhum dos partidos com pré-candidatos a prefeito definidos, bateram o martelo para anunciar  o nome dos  respectivos vices. A data-limite de homologação de candidaturas junto à justiça eleitoral vai até 26 de setembro. Até lá, muita água vai passar debaixo da ponte, e como dizia a velha raposa política mineira, Magalhães Pinto: política muda como as nuvens.

 

Devido à pandemia, as eleições que geralmente ocorrem em outubro foram adiadas. O primeiro turno será em 15 de novembro e o segundo, para municípios com mais de 100 mil eleitores em 29 de novembro.

 

Gazeta de Araçuai