Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Cidades

22/09/2020 - 08:26 - Fonte: Gazeta de Araçuaí

AÍ MINHA ARAÇUAÍ, OUTRO LUGAR TÃO LINDO ASSIM EU NUNCA VI.

Araçuaí, palavra indígena que significa Rio das Araras Grandes, deu seus primeiros passos através de sua fundadora Luciana Teixeira e os canoeiros em 1817

Foto: arquivo google AÍ MINHA ARAÇUAÍ, OUTRO LUGAR TÃO LINDO ASSIM EU NUNCA VI.
Entrada da cidade de Araçuai

 

A nossa querida cidade de Araçuaí/MG, completou  149 anos, neste 21 de setembro. Em meio há tempos tão difíceis, temos motivos para comemorar: o aniversário de emancipação política da nossa querida cidade.

 

Este ano comemoramos de maneira diferente. Não teremos o desfile tão marcante na história da nossa cidade, com a presença das nossas escolas; e não teremos também a micareta, tradicional festa popular. Mas, mesmo assim, em cada canto da nossa casa, temos que festejar e agradecer pela nossa cidade. Agradecer pelo povo aguerrido, batalhador e de fé. Agradecer pela história, pela cultura, pela música, tão presente em nosso meio.

 

Araçuaí, localizada no vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais. Cidade pólo comercial e cultural do vale. Araçuaí, palavra indígena que significa Rio das Araras Grandes, deu seus primeiros passos através de sua fundadora Luciana Teixeira e os canoeiros em 1817. A emancipação política aconteceu em 1871.

 

 Muitos anos, décadas e séculos se passaram, mas a história da nossa cidade continua bem presente em nosso meio, através da cultura, da arte, da música e na memória do nosso povo, que de geração em geração vem transmitindo essa história mais que centenária para todos os seus filhos queridos.

 

Hoje a comunidade Mindset Uno, tão empenhada com o desenvolvimento não somente de Araçuaí, mas com o vale do Jequitinhonha, vem parabenizar essa cidade tão querida e tão amada por todos.

 

Parabéns ARAÇUAÍ, pelos seus 149 anos. E termino este texto dizendo (ou até mesmo cantando): “Ai minha Araçuaí, outro lugar tão lindo assim eu nunca vi.”

 

Referências:

SOUZA, Eliene Gomes Santos de. History of the founding of the city of Araçuaí: Background Development of the City from 1817 to 1971. 2012. 29 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Araçuaí, 2012.

 

 

Participe de nossa comunidade no Telegram, Facebook e WhatsApp, basta clicar nos links a seguir:
Comunidade no Telegram
Comunidade no Facebook
Comunidade no WhatsApp

 

Texto: Yasser de Souza Pereira