Notícias » Economia
Licitações para obras públicas vão exigir a metodologia BIM em 2021
Evento do SEBRAE vai orientar micro e pequenas empresas da construção civil

A partir de janeiro de 2021, empresas que desejam participar de licitações de obras e serviços de engenharia contratados pelo Governo Federal terão que seguir a metodologia de Modelagem de Informações da Construção ou Building Information Modeling (BIM) na elaboração de seus projetos.
Para orientar as empresas do setor da construção civil a se adequarem a essas novas exigências, o Sebrae promove o 3º Seminário BIM, o SEBIM. Nesta edição, o evento será on-line e realizado entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro. As inscrições podem ser feitas pelo site sebim.sebraemg.com.br.
De acordo com o último decreto, o de nº 10.306/2020, publicado em abril, a exigência do BIM nas licitações públicas deverá ser implantada gradualmente em três fases. A primeira será dedicada somente a projetos. A partir de 2024, projetos e obras passam a ser feitos somente em BIM. E, a partir de 2028, todas as fases da edificação (projetos, obras e pós-obras) passam a ser incluídas.
O BIM não será propriamente uma obrigatoriedade. Porém, as empresas que não o adotarem não estão habilitadas a participar de licitações de obras públicas ou atuar como fornecedoras de construtoras e consórcios vencedores de processos licitatórios.
“As micro e pequenas empresas que não desejam ser ultrapassadas, nem perderem boas oportunidades de negócios neste nicho de mercado, deverão se atualizar e entender como o BIM funciona na prática”, explica o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles.
A implantação da estratégia BIM traz benefícios tanto para o governo quanto para o mercado privado. Com a metodologia é possível ter um orçamento mais aproximado da realidade, eliminar desperdícios e reduzir as chances de atraso na entrega. A estimativa é de que 50% das alterações durante a execução das obras podem ser evitadas quando os projetos são concebidos por meio da metodologia. A consequência é uma redução no tempo de construção, que em algumas empresas pode chegar a 30%.
O Sebrae traz nessa edição do SEBIM, especialistas nacionais e internacionais que vão apresentar tendências e novidades do BIM. Os participantes do evento vão conhecer ainda histórias de projetos bem-sucedidos que adotaram a metodologia e tiveram benefícios como redução de custo a médio prazo e ganho de produtividade.
O Seminário do BIM é uma realização do Sebrae em parceria com a Câmara Brasileira de BIM (CBIM-MG), Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (Abrasip-MG) e Senai/Fiemg.
3º Seminário BIM – SEBIM
De 28 de setembro a 1º de outubro
Transmissão on-line e ao vivo
Informações e inscrição: https://sebim.sebraemg.com.br
Mais notícias
- 08:41LICENÇA AMBIENTAL
- 08:45Vale do Jequitinhonha continua na onda verde do Minas Consciente
- 13:14Preparem o bolso: Petrobras reajusta gasolina em 6% a partir desta quinta-feira
- 22:27Governo de Minas ainda não sabe de onde vai vir recurso para pagar o 13°
- 10:10Vale do Jequitinhonha avança para onda verde do Minas Consciente
Comentários
Últimas notícias
- 08:21Variante da Covid-19 chega à Araçuai
- 18:35Homem foge à pé após assaltar posto de combustível em Araçuai
- 20:07Toque de recolher é suspenso em todo o estado de Minas Gerais
- 18:04Homem é preso após furtar celulares na área da maternidade do hospital de Araçua
- 15:02Acidente com Van de Novo Cruzeiro, deixa 3 feridos na BR-381.
- 07:00Agnaldo Timóteo morre de COVID-19, aos 84 anos, no Rio