Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Economia

02/10/2020 - 12:22 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Lojistas fazem manifestação pela reabertura do comércio em Araçuai

Comitê do Covid-19 vai se reunir na segunda-feira para analisar propostas do setor.

Foto: Gazeta de Araçuai Lojistas fazem manifestação pela reabertura do comércio em Araçuai
Com palavras de ordem e cartazes nas mãos, lojistas e comerciários exigiram uma decisão do prefeito sobre reabertura do comércio.

 

Lojistas e comerciários de diversos segmentos fizeram uma manifestação na porta da Prefeitura de Araçuai, no Vale do Jequitinhonha (MG) na manhã desta sexta-feira (02), para cobrar medidas efetivas de reabertura do comércio local.

 

 

Decretos do prefeito para manter comércio fechado está causando indignação do setor.

 

Com palavras de ordem e cartazes nas mãos, eles cobram da Administração Municipal medidas  que evitem os constantes fechamentos do comércio .

 

Eles  querem que os setores da economia sejam  reabertos  com cumprimento de cuidados com higiene dos trabalhadores e ambientes, para evitar que os prejuízos financeiros continuem se acumulando.

 

Enrolada na bandeira do Brasil, lojista falou em nome da categoria para que prefeito ouvisse os apelos do setor.

 

“Estamos cansados da fiscalização bater às nossas portas. Temos de trabalhar às escondidas como se fossemos bandidos. Temos sim amor à vida. Queremos trabalhar com precaução”, afirmou uma das manifestantes, proprietária de uma loja de confecções da cidade.

 

 

O setor afirma que a pandemia já está completando  6 meses e que, nesse prazo, a Administração Municipal não conseguiu ampliar a estrutura de atendimento à população.

 

 

Uma comissão formada por lojistas conversou com o prefeito Armando Paixão (PT)  e cobrou mais agilidade do poder público para atender a categoria.

 

O contador  José Santos, que mediou o encontro, destacou  que o fechamento do comércio em Araçuai,  pode provocar a falência de inúmeras lojas, causando um prejuízo incalculável para a economia.

 

Ficou acertado que na próxima segunda-feira (5) prefeito e  membros do Comitê  Municipal do Covid-19, se reunem para analisar a proposta dos lojistas para reabertura do comércio.

 

 

Na proxima segunda-feira, prefeitura vai analisar mudanças no cronograma de funcionamento do comércio.

 

Os lojistas entendem que o comércio não pode ser responsabilizado pelas vítimas da Covid-19 na cidade. Eles argumentam que, com uma estrutura melhor de atendimento à população, e com os cuidados para evitar a proliferação do vírus, as lojas poderiam continuar abertas na cidade.

 

Boletim de 28 de setembro, informa que Araçuai já possui 86 casos confirmados de coronavírus.

 

A região do Vale do Jequitinhonha já foi inserida na Onda Verde pelo governo do Estado. Caberá agora ao prefeito decidir sobre abertura do comércio e das escolas.

 

Gazeta de Araçuai