Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Política

13/10/2020 - 21:45 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Inauguração de comitê do PT em Araçuai, gera polêmica nas redes sociais

Em seu pronunciamento, candidata à prefeita, Maria do Carmo Silva, a Cacá, pediu para que Câmara de Vereadores reveja leis do município.

Foto: Gazeta de Araçuai Inauguração de comitê do PT em Araçuai, gera polêmica nas redes sociais
Concentração na praça reuniu pelo menos 150 pessoas

 

Pelo  menos 150 pessoas se aglomeraram na noite desta terça-feira (13) na praça Manoel Fulgêncio no centro antigo de Araçuai, no Vale do Jequitinhonha, durante inauguração do comitê central do Partido dos Trabalhadores (PT). A maioria dos presentes usava máscara.

 

O evento provocou mensagens  e videos de revolta e indignação de internautas nas redes sociais.

 

Uma  enquete foi feita  pelo blogueiro Daniel News  para ouvir opiniões.  A pergunta era: movimento político e mercado fechado.Você acha correto? A maioria foi  contrária à realização do evento, tendo em vista o número de casos de Coronavírus na cidade.

 

No último sábado, (10) a prefeitura confirmou a morte de uma idosa de 73 anos, vítima do Covid-19.  Ainda segundo a prefeitura, até 9 de outubro,  o município havia registrado 93 casos da doença.

 

Enquete ouviu internautas sobre a manifestação do PT

 

Uma moradora da região central, onde estava ocorrendo o evento, falou à reportagem. Ela pediu para não ser identificada.“O prefeito e a vice-prefeita são médicos. Falta de respeito. Isso não é exemplo. Precisam ser coerentes.  Em tempos de pandemia, pregam uma coisa e fazem outra”-  lamentou a mulher. “ Tem rádio e internet disponíveis para a campanha. Tudo que fizeram hoje foi contra a saúde pública”- desabafou. 

 

A concentração começou por volta das 19 horas e  durou cerca de 2 horas. A vice-prefeita e ex-secretária da Saúde,  médica Rita Capdeville não compareceu. Ela era a provável candidata do partido na disputa pela prefeitura, mas acabou sendo substituida pela ex-prefeita Cacá, o que provocou um racha dentro do PT que conta com  o PCdo B- Partido Comunista do Brasil, na coligação. 

 

Em seu pronunciamento, a ex-prefeita , que tem como companheiro de chapa, o vereador Erotides Filho (PT) convocou a militância para sair às ruas e pedir  votos. “ Não existe eleição ganha, mas a vitória é possível”, disse ela , acrescentando que o Plano de Governo da campanha foi feito ouvindo a população, ao contrário das outras candidaturas, que registraram suas propostas apenas para cumprir as exigências da legislação eleitoral.

 

Em determinado ponto do pronunciamento, Cacá  pediu para que a Câmara Municipal reveja leis do município, mas não citou quais leis e nem por que precisam ser revistas. “Não vamos permitir que interfiram na vontade do povo. ”- afirmou a ex-prefeita, pedindo para que os eleitores prestem  atenção em candidatos travestidos de cordeiro, mas que na verdade, são lobos.  Logo no início, ela interrompeu o discurso por conta da queima de fogos, disparada pela organização da campanha., e no final, rezou a oração do Pai Nosso, junto com os presentes.

 

O atual prefeito, Armando Paixão, não fez pronunciamento. 

 

Na mesma noite,  e na mesma região , os candidatos do MDB, médicos Airton Jardim e Manoel Messias, ex-prefeito do município, candidato a vice na chapa, realizaram  corpo a corpo, na região  conhecida por  Baixada. Eles informaram que não irão inaugurar comitê de campanha.

 

Pela manhã, candidatos e simpatizantes da coligação PSD/PODEMOS recebeu o senador Carlos Viana no aeroporto da cidade.

 

O que fizeram outros candidatos

 

Pela manhã, o candidato da coligação PSD/Podemos,  Tadeu do Posto,  promoveu evento de campanha com a presença do senador Carlos Viana. Ele tem como vice, o cirurgião-dentista Kélvio Marcílio, do Podemos.

 

A concentração ocorreu na área externa do aeroporto, onde pelo menos 100 pessoas, entre candidatos e simpatizantes ,  se aglomeraram  para ouvir o pronunciamento do senador. 

 

Já o candidato Boy Kemps, do Partido Trabalhista Cristão, informou que em sua agenda desta terça-feira (13) estava programado corpo a corpo na região do bairro Corredor.

 

Na próxima sexta-feira (16) a coligação PSD/Podemos, tendo como candidatos Tadeu do Posto e Marcilio, inaugura o comitê da campanha, na região do mercado municipal.

 

Tudo indica que os candidatos não vão realizar comícios, por conta da pandemia do Coronavírus.

 

Gazeta de Araçuai