Notícias » Cidades
Falha em projeto de construção do Fórum de Araçuai revolta moradores
Empresa responsável pela construção, obstruiu galeria de passagem de água pluvial e com a chegada das chuvas, casas foram alagadas provocando prejuízos.

Moradores da rua Dom Serafim, no Alto Santa Teresa, em Araçuai, (MG) estão revoltados com a empresa Alcance, responsável pela construção do novo prédio do Fórum da Comarca, e com a prefeitura de Araçuai, por conta de falhas no projeto da obra.
A construção foi iniciada em agosto e com as escavações, foi interrompida a passagem de água pluvial da rua, cuja galeria passava pelo terreno onde está sendo construído o prédio. Com a chegada das chuvas, o problema se agravou. A água foi represada e transformou o local num verdadeiro lago.
Uma das casas danificadas foi a do empresário Rogério Silveira. A água e o barro acabaram danificando diversos móveis e itens dentro da residência dele.” É revoltante. Acabei de reformar minha casa. Estamos com criança recém-nascida e agora tomamos esse prejuízo. ”- lamentou o empresário que usou as redes sociais para divulgar as imagens e uma nota de repúdio feita pela mulher dele.
Alerta foi dado
Os moradores relataram que logo no inicio da obra, a prefeitura e os engenheiros responsáveis pelo projeto foram alertados e nada fizeram. “Chegamos a registrar um boletim de ocorrência, mas nenhuma providência foi tomada”- disse Rogério Silveira.
Na tentativa de resolver o problema, a Alcance Engenharia fez um desvio para represar a água, em um lote próximo, pertencente a OAB-Ordem dos Advogados do Brasil. O presidente da entidade, Efraim Rocha, disse que autorizou a intervenção para amenizar o problema. “ Não era a solução. Acabaram criando outro problema. Estamos preocupados principalmente com as crianças que brincam no local”, destacou Antonio Gonçalves Silva, de 46 anos e residente há mais de 30 no local. “Abriram um piscinão”, disse revoltada a mulher dele, Luciana Gonçalves Silva, mãe de duas crianças de 9 e 4 anos. “Começaram a construir errado”- lamentou a dona de casa.
Um dos engenheiros responsáveis pela obra disse que a empresa Alcance apenas executa o projeto, mas que ela ( a empresa ) não era autora do projeto de engenharia. “Recebemos o projeto já pronto, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais”- disse ele, reconhecendo que há falhas e que agora é preciso fazer adequações.
Os moradores querem agora que a obra seja paralisada até que seja refeita a rede pluvial. “ A prefeitura é responsável pela fiscalização. Não devia ter autorizado o inicio da obra com estas falhas. ”- argumentam os moradores.
A obra, orçada em R$ 8 milhões, deverá ser concluída em dezembro de 2021. Ela faz parte do Plano de Aceleração de Obras do Tribunal de Justiça de Minas .
Durante o final de semana e feriado do dia de Finados,não foi possível contatar as assessorias de Comunicação do TJMG, empresa Alcance e prefeitura de Araçuai para que as mesmas comentassem o fato.
Sérgio Vasconcelos
Repórter
Mais notícias
- 18:45Família encontra bebê abandonado em calçada de Salinas
- 07:29É falso que Argentina comprou fornos para cremar mortos pela vacina chinesa
- 11:43ALUGA-SE CASA DE 2 ANDARES NO BAIRRO SANTA TERESA EM ARAÇUAI
- 16:12Péricles Ferreira, ex-deputado e ex-prefeito de Salinas morre vítima da Covid-19
- 08:52Criança de 1 ano e 9 meses morre afogada em Itamarandiba
Comentários
Últimas notícias
- 18:45Família encontra bebê abandonado em calçada de Salinas
- 12:45Antiga estrada da Bahia-Minas entra na rota do cicloturismo
- 18:20MAB cobra da Cemig retomada de projeto para construir usina solar em Grão Mogol
- 17:42Jovem de 23 anos é morto a tiros em comunidade da Itinga
- 17:19Araçuai receberá inicialmente, 347 doses de vacina contra Covid-19
- 12:39Prefeitura de Araçuai divulga novas medidas para enfrentamento ao Covid-19