Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Polícia

13/11/2020 - 16:27 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Criarei a Guarda municipal de Araçuaí-diz Dr.Airton, candidato do MDB em entrevista ao Gazeta

Candidatos à prefeitura de Araçuai, concederam entrevista ao jornal Gazeta para falar de temas relacionados ao município. Apenas a candidata do PT, Maria do Carmo Silva, a Cacá, não respondeu aos questionamentos.

Foto: Gazeta de Araçuai Criarei a Guarda municipal de Araçuaí-diz Dr.Airton, candidato do MDB em entrevista ao Gazeta
Acompanhado do vice, dr. Messias, o candidato do MDB, Dr. Airton concedeu entrevista ao Gazeta

1-Por que  o senhor quer ser prefeito de Araçuaí?

Quero ser prefeito de Araçuaí porque estou preparado para isso, quero mudar o jeito de governar Araçuaí. Para isto, me preparei durante todos estes anos em que estive ao lado do povo de Araçuaí como médico e produtor rural também vivenciando a realidade da nossa região e suas carências.

 

2-Em seu ponto de vista, o que precisa melhorar emergencialmente.

 

Os cidadãos de Araçuaí precisam e devem sentir segurança ao sair de casa, independente do horário. O setor de segurança pública precisa ser presente, criarei a guarda municipal de Araçuaí, que em conjunto com a polícia militar e civil irão trabalhar para a segurança de nossa amada cidade. É muito importante também a parceria com o governo para termos uma delegacia da mulher, uma casa de apoio à mulher, não deixando a parcela feminina de nossa população à mercê da violência doméstica e atos violentos. 

 

A saúde, como médico, posso dizer que está em primeiro lugar, daremos atenção a farmácia básica e exames complementares da demanda urgente atendidas em nosso Pronto Atendimento. A educação também é fator primordial para no meu governo focar emergencialmente, o esporte precisa de incentivos e apoio, imprescindível falar sobre o setor de infraestrutura de nossa cidade, que está tão carente e sendo assolada como nas ultimas chuvas.

 

Não menos importante é a situação atual do matadouro, uma calamidade pública e desassistida pelo atual governo, ele será reaberto e adequado às normas sanitárias.

 

3-Com a pandemia, as pequenas e médias empresas estão passando por problemas. Algumas com risco de fechar as portas e outras não conseguem manter o pagamento em dia. Isso reflete diretamente na empregabilidade da cidade. De que forma a administração pública poderá contribuir para amenizar esse impacto e alavancar o comércio local?

 

Para desenvolver economicamente Araçuaí, iremos fazer parcerias com empresas do setor de ciência e tecnologia, incentivando a agronomia, geociência e engenharia, trazendo estas empresas para nossa cidade vamos gerar maior arrecadação para o município. Este setor necessita de grande atenção, pois somos uma região rica em minerais (como as turmalinas e o lítio, que é de grande importância) e áreas para o desenvolvimento do agronegócio.

 

Em nossa cidade vamos isentar o pagamento de IPTU e Alvará de funcionamento para pequenas empresas no primeiro ano; vamos calçar o bairro são Francisco, Alto Paraiso e fazer a galeria do Pipoca, terminaremos de calçar o Pedregulho; estas tomadas de atitude irão beneficiar Araçuaí e garantir vários empregos, alavancando o comercio local. Vamos ter obras em todo município de Araçuaí, assim contribuindo para o crescimento do comércio e desenvolvimento econômico da cidade.

 

4-Caso eleito, o senhor manterá o mesmo número de secretarias? Criará alguma?

Inicialmente vou deixar as principais, pois precisamos economizar o dinheiro público e investir nas prioridades do município.

 

 

Calamidade pública- diz candidato do MDB sobre fechamento do matadouro municipal .

5-O senhor acredita que os versos de Homerzindo Sobral, no hino à Araçuai, onde ele fala que a cidade tem um o que há de bom em religião, saúde, esporte,  educação? Pode-se falar disso na atual Araçuai?

 

Araçuaí parou no tempo, mas no meu governo vou resgatar tudo o que perdemos nos últimos governos. Vamos ter poucas secretarias, mas que irão desempenhar seu papel para que a saúde, esporte, religião e educação sejam evidentes e façam jus ao nosso hino.

 Acho importante ressaltar outro trecho do hino de nossa amada cidade: “Araçuaí a passos largos pra frente”. Esta é a minha campanha e projeto de governo, Araçuaí e zona rural darão passos largos, certeiros e para frente! Para um futuro melhor para todos os cidadãos!

 

No hino também são citadas as belezas de nossa cidade, e uma delas está sendo tratada com grande descaso, o rio Araçuaí! Em meu governo irei revitalizar e recuperar o nosso rio com consórcios intermunicipais, com multirão para limpeza de suas margens, plantio de matas ciliares, árvores frutíferas, gerando emprego também para nosso povo.

 

6-Araçuai tem um calendário importante de eventos culturais, como o Festival Internacional de Teatro (FIT), entre outros. Caso eleito, quais são suas propostas para o setor de eventos culturais da cidade?

 

Darei incentivo às práticas de esportes e realização de eventos esportivos. Vou incentivar passeios ciclísticos, maratonas, torneios e competições entre escolas. Vou resgatar os festejos de manifestações culturais como carnaval, cavalgadas, natal, réveillon em Araçuaí, desfile de 7 de setembro e continuar com as comemorações do aniversário da cidade. Criarei o Festival da Agricultura para promoção dos agricultores e da cultura rural do município ,também criarei o Centro de Tradição Cultural e programa municipal de valorização dos artistas da nossa terra, nossa cidade é rica em cultura e precisamos incentivar isso.

 

 

7-Um dos grandes anseios do funcionalismo público é a construção de planos de cargos e salários, vale alimentação para todos os funcionários, transporte definido para as unidades de saúde aos profissionais em visita domiciliar. Como solucionar essas questões?

 

Pretendo implantar o plano de cargos e salários, será uma de nossas prioridades em nosso governo, vamos adquirir veículos para nossas unidades de saúde suprindo a nossa demanda, o setor da saúde será nossa prioridade máxima.

 

 A prefeitura irá adquirir mais ambulâncias, veículos equipados para atender as diversas situações emergenciais que acontecem na zona rural de Araçuaí, visando facilitar o deslocamento dos pacientes dos povoados do município.

 

No meu governo, tenho intenção de  implantar a UPA 24 horas (Unidade de Pronto Atendimento em Araçuaí), melhorar a estrutura física da policlínica de Araçuaí, dos equipamentos e dos serviços, garantindo atendimento de saúde a toda população.

 

Implementarei o Programa de capacitação de profissionais atuantes na saúde, Visando à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e câncer, implementarei também cursos intensivos para capacitação na atuação dos agentes de saúde do município de Araçuaí.

 

Vou ampliar a Distribuição gratuita de medicamentos para doenças crônicas e recuperar os equipamentos de saúde dos postos já existentes, que atualmente se encontram em mau estado de conservação.

 

A prefeitura promoverá campanhas itinerantes em todos os povoados, voltadas a exames oftalmológicos, diabéticos, ginecológicos e urológicos.

 

Daremos atenção ao PADI (Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso); contratando mais profissionais de saúde, reduzindo assim o tempo de espera para consultas médicas na policlínica de Araçuaí.

 

Como já disse, equipar a policlínica municipal com estrutura básica para realização de exames e de pequenas cirurgias para desafogar nosso hospital de Araçuaí.

 

Médicos Airton Jardim e Messias Marques- candidatos a prefeito e vice, pelo MDB

 

8-A imagem de ruas esburacadas, lama, pavimentação irregular, esgoto a céu aberto, terreno baldio, entre outros, entristece moradores e inferioriza a nossa cidade. O que fazer para elevar o padrão de vida nos bairros?

 

Vamos promover o crescimento de Araçuaí, com ordem e respeito à ocupação do solo, só vamos permitir a criação de novos bairros que tenham as mínimas condições de moradia, como rede de esgoto, pavimentações ,eletrificação que possa a mínima condição de moradia da população. Vamos começar cuidado de nossa praças, a INFRAESTRUTURA no meu governo será levada a sério como obras de pavimentação em bairros periféricos, vamos calçar todo o bairro são Francisco, sem saltar rua.

 

9-O senhor acha justo o salário de um servidor municipal, na comparação com o salário dos cargos de confiança, vereadores e até do próprio prefeito?

Acho um absurdo e temos que revisar isso, ajustando o salário dos servidores e adequando os dos demais cargos, mediante uma consultoria técnica financeira do município.

 

10-Se fala muito em relação à crise na classe política, a corrupção é tema nacional na mídia, envolvendo vereadores, deputados e prefeitos. O que dizer para o eleitor para que tenha esperança?

 

A corrupção é um câncer que temos que combater em nossa sociedade. Todo eleitor tem o poder de mudar esta realidade através do voto consciente, escolhendo candidatos que representem a mudança que é tão essencial. Em meu governo irei fiscalizar e punir qualquer um que não cumpra estas diretrizes, conto com o apoio da população para fiscalizar e estar atenta a quaisquer tipos de violações.

 

11-Em quais ações e programas a atual gestão está acertando e o que o senhor manteria deste governo e porquê?

Vamos fazer um governo novo, com novas ideias e projetos, se tiver algo a ser aproveitado após analise da gestão passada, vamos manter.

 

12-O complexo Fruta Boa, construído na gestão petista, se mostrou um fracasso. Que planos o senhor tem para reativar o projeto?

 

Temos que usar aquele local, mas sem gastarmos mais rios de dinheiro público, vamos fazer parcerias com as associações de moradores para gerenciar o complexo Fruta Boa, dando oportunidade de emprego a várias pessoas.

 

 

Candidatos foram entrevistados pelo jornalista Sérgio Vasconcelos.

 

13-O que o diferencia dos demais candidatos?

 

Sou o candidato mais qualificado para assumir a prefeitura em Araçuaí, conheço as necessidades do povo de Araçuaí e zona rural, através da minha experiência como médico e também como produtor rural que sou, por anos cuido da saúde de nosso cidadãos e agora cuidarei de nossa cidade como um todo. Com meu plano de governo claro e objetivo promoverei a mudança que Araçuaí e zona rural tanto necessitam.

 

14-Grande parte do grupo do partido que apoiam a candidatura do PSD/Podemos são de esquerda. E muitos desses líderes partidários, inclusive, já foram lideranças do PT no passado. Há quem diga que a vitória do candidato Tadeu seria a vitória de um novo PT. Como o senhor vê essa colocação?

 

Com essa colocação é evidente que ocorreu um desmembramento das lideranças de um mesmo partido, ambos tem o mesmo intuito, plano de gestão e administração pública, dando continuidade aos atuais modelos de gestão pública que estão sendo praticados em Araçuaí e não aconteceria a mudança de governo como a cidade quer. Seria trocar 6 por meia dúzia.

 

15-Suas considerações finais.

 

Quero dizer a vocês eleitores que o mais importante é a sua decisão de votar; destituída de qualquer interferência econômica, impulsionada pelos desejos de outras pessoas. Democracia se impõe com sua consciência e o seu poder de votar consciente. Respeito a todos, pois uma sociedade justa e fraterna se constrói com o desejo popular. Muito obrigado à todos que contribuíram para que essa campanha fosse limpa, clara, muito obrigada à todos eleitores e muito obrigado a você pela oportunidade. Deus acima de todos e os interesses de Araçuaí acima de todos nós.

 

Obrigado pela entrevista