Seu Internet Explorer está desatualizado

Para uma melhor visualização do site, utilize a mais nova versão ou escolha outro navegador.

Notícias » Política

16/11/2020 - 12:02 - Fonte: Gazeta de Araçuai

Derrota da ex-prefeita Cacá, põe fim ao ciclo de poder do PT em Araçuai

Desgaste da legenda e da gestão municipal aliada à sede de mudança, contribuiram com a derrota

Foto: Gazeta de Araçuai Derrota da ex-prefeita Cacá, põe fim ao ciclo de poder do PT em Araçuai
Ex-prefeita Cacá, de 66 anos, amargou uma das suas maiores derrotas políticas, levando com ela outras lideranças do partido.

 

O ciclo intercalado de 20 anos do PT à frente do governo de Araçuai chegou ao fim e com ele antigas lideranças ,  tanto do PT quanto do MDB ,  também estão fadadas a não mais retornarem à cena política. O novo sempre vem, já cantava Belchior. E ele veio.

 

A derrota do PT em Araçuai, merece várias crônicas. Mas , algumas delas,  não podem  ser esquecidas. Diz respeito à arrogância, a sede de poder, a falta de humildade , a cegueira,  o desprezo à capacidade de articulação da oposição ,a indiferença do eventual prefeito  com relação à força do comércio lojista durante a pandemia, fazem parte do cardápio de atrapalhadas políticas,  servidas  a céu aberto pelo PT ao eleitor,  e que resultaram na derrota do partido.

 

Isso sem falar na rasteira  que deram na  atual vice-prefeita, Rita Capdeville, cogitada para ser a candidata natural do partido, e que já estava na estrada,  pronta para embarcar na campanha.

 

O PT,  certamente  vai continuar arrogante como sempre foi,   e tentará encontrar mil e uma razões para justificar a derrota. Mas uma delas, ele  terá de reconhecer: o povo se cansou da mesmice e do modelo de política oferecido por ele. Acabou. Com uma diferença de quase 4 mil votos, para o candidato vencedor,  dificilmente a ex-prefeita Cacá retornará à política em Araçuai. Nem Lula, que gravou um vídeo de apoio à candidatura dela,  foi capaz de reverter o quadro da derrota anunciada.

 

A ex-prefeita, de 66 anos,  ficou distante das urnas  por 16 e ausente de Araçuai por mais de 8 anos. Sem ser concursada, ocupou cargos públicos em Brasília, Belo Horizonte e Diamantina.

 

O povo não perdoou e deu a resposta nas urnas. E como diz o velho ditado em latim- Vox Populi, Vox Dei- A voz do povo é a voz de Deus.

 

Agora, o PT terá que fazer sua mea culpa e  outras reflexões.  Com  uma militância  envelhecida e  com lideres desgastados, deverá recompor os cacos deixados por uma derrota acachapante.

 

Sérgio Vasconcelos

Editor.